27/07/2018 - 13:10 - 14:40 MISc - Miscelânea |
24241 - TUBERCULOSE E DIABETES MELLITUS: PREVALÊNCIA, APRESENTAÇÃO CLÍNICA E DESFECHO DO TRATAMENTO ENTRE PACIENTES ATENDIDOS NO CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE (CMS) DE DUQUE DE CAXIAS ANDRÉ LUIZ BEZERRA - CENTRO DE PESQUISAS EM TUBERCULOSE (CPT) – FACULDADE DE MEDICINA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), RIO DE JANEIRO, ADRIANA DA SILVA REZENDE MOREIRA - CENTRO DE PESQUISAS EM TUBERCULOSE (CPT) – FACULDADE DE MEDICINA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), RIO DE JANEIRO, CARLA FERNANDES DOS SANTOS LARA - CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE DE DUQUE DE CAXIAS – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE DUQUE DE CAXIAS, DUQUE DE CAXIAS, IVINA CLEIDE SOARES DA SILVA - CENTRO DE PESQUISAS EM TUBERCULOSE (CPT) – FACULDADE DE MEDICINA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), RIO DE JANEIRO, ERIKA DANIEL AQUINO - CENTRO DE PESQUISAS EM TUBERCULOSE (CPT) – FACULDADE DE MEDICINA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), RIO DE JANEIRO, INGRID CRISTINA DOS SANTOS LIMA - CENTRO DE PESQUISAS EM TUBERCULOSE (CPT) – FACULDADE DE MEDICINA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), RIO DE JANEIRO, THIAGO DA SILVA MALAQUIAS - CENTRO DE PESQUISAS EM TUBERCULOSE (CPT) – FACULDADE DE MEDICINA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), RIO DE JANEIRO, ELISANGELA SILVA - CENTRO DE PESQUISAS EM TUBERCULOSE (CPT) – FACULDADE DE MEDICINA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), RIO DE JANEIRO, ANNA CRISTINA C. CARVALHO - LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM TERAPIAS, ENSINO E BIOPRODUTOS (LITEB)/INSTITUTO OSWALDO CRUZ/FIOCRUZ, RIO DE JANEIRO, AFRÂNIO LINEU KRITSKI - CENTRO DE PESQUISAS EM TUBERCULOSE (CPT) – FACULDADE DE MEDICINA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), RIO DE JANEIRO
Apresentação/Introdução Tuberculose (TB) e diabetes mellitus (DM) representam duas doenças de relevância epidemiológica mundial. A TB é atualmente a doença infecciosa mais letal no mundo. Em 2014, globalmente, a estimativa era de 422 milhões de adultos com DM. Pessoas com TB-DM têm um risco até quatro vezes maior de morte durante o tratamento da TB e maior risco de recidiva.
Objetivos Estimar a prevalência de DM entre sintomáticos respiratórios (SR) e descrever a apresentação clínica e desfecho de tratamento de pacientes com a associação TB-DM atendidos no ambulatório de tisiologia do CMS de Saúde de Duque de Caxias-RJ.
Metodologia Estudo transversal, descritivo analítico, tipo inquérito. O SR era atendido pelo enfermeiro do CMS e convidado a participar do estudo. Após a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, o SR respondia a entrevistas e eram coletadas amostras biológicas de urina, escarro e sangue. O diagnóstico de TB pulmonar baseou-se na positividade do exame do escarro à baciloscopia e/ou teste molecular Xpert MTB/Rif e/ou cultura para Mycobacterium tuberculosis. Considerou-se um caso de DM se a hemoglobina glicada > 6,5%.
Resultados De setembro de 2016 a março de 2018 foram recrutados 70 SR, em sua maioria homens (64,3%), pardos ou negros (78,5%). Entre os SR, o diagnóstico de TB foi confirmado em 50% e o de DM em 12%. Entre pacientes com TB, a prevalência de DM foi de 20%. Pacientes com TB-DM apresentaram média de idade mais alta, assim como valores médios de triglicerídeos e LDL significativamente mais elevados (p=0,02 e p=0,008, respectivamente) e albumina mais baixa (p=0,03) quando comparados com pacientes TB sem DM. Os dois óbitos registrados (13,3%) ocorreram apenas entre pacientes TB-DM.
Conclusões/Considerações A prevalência de 20% de TB-DM encontrada ressalta a relevância da realização de estudos que abordem a associação TB-DM em nosso meio. Pacientes TB-DM evoluíram de forma mais grave quando comparados a casos TB sem DM. A integração dos programas de TB e DM é condição imprescindível para o controle dessa associação. A continuação do estudo nos permitirá melhor compreender o espectro sociodemográfico e clínico da associação de TB e DM.
|