Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
MISc - Miscelânea

21422 - AVALIAÇÃO DE FATORES CONTEXTUAIS E DE SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS EM INDÚSTRIAS DE VEGETAIS MINIMAMENTE PROCESSADOS NO RS
JOSETE BAIALARDI SILVEIRA - SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE, DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, NÚCLEO DE VIGILÂNCIA DE PRODUTOS/ALIMENTOS, CLÁUDIA TITZE HESSEL - LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA E CONTROLE DE ALIMENTOS, INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, ELIS REGINA GOMES ALFAMA - LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA E CONTROLE DE ALIMENTOS, INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, EDUARDO CESAR TONDO - LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA E CONTROLE DE ALIMENTOS, INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL


Apresentação/Introdução
A cadeia de produtos frescos englobam as empresas de produção agrícola, de comércio e distribuição.Essas atividades ocorrem em climas diversos e em diferentes condições de gerenciamento. Assim, os atores da cadeia são recomendados a implementar o Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos, baseado em diretrizes de garantia de qualidade e de requisitos legais padronizados.


Objetivos
O objetivo deste trabalho foi investigar os sistemas de gestão da segurança dos alimentos em indústrias de vegetais minimamente processados do Estado do RS, através de um instrumento de diagnóstico baseado em risco.


Metodologia
Este estudo foi realizado em cinco empresas de vegetais minimamente processados localizados no Estado do RS, no período de 2013-2014. Para obter as informações sobre o desempenho do SGSA, foi utilizada uma ferramenta de diagnóstico baseada em risco, desenvolvida anteriormente pelo Projeto Europeu VEG-I-TRADE. A ferramenta permitiu a investigação das principais atividades de controle e garantia do SGSA, bem como dos fatores contextuais que afetam as atividades de design e das operações e além disso, das atividades de desempenho externo e interno, que permitiu analisar as auditorias internas e externas, análise do produto final, além de outros indicadores.


Resultados
Os resultados demonstraram que as empresas estavam com um contexto de alto risco, com expressivos riscos microbiológicos. As atividades de controle demonstraram a necessidade de melhorias em relação às instalações, programas de sanitização, programas de manutenção e calibração e métodos padronizados para desinfecção de vegetais. Além disso, nenhuma das indústrias tinham as Boas Práticas de Higiene totalmente implementadas, os controles dos Pontos Críticos de Controle e/ou Pontos de Controle, ações corretivas registradas, a implementação do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle e das Boas Práticas Agrícolas em fornecedores.


Conclusões/Considerações
Concluiu-se através desta pesquisa que há necessidade de um regulamento técnico específico para o setor e essas recomendações foram realizadas através de Proposta de legislação de BPF e POP para o segmento de vegetais minimamente processados no Estado do RS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360