28/07/2018 - 08:00 - 09:50 MISa - Miscelânea |
28763 - O IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE FEIRA GRANDE, ALAGOAS JOSÉ JACKSON SANTANA SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FEIRA GRANDE, ALAGOAS, CRISLAINE EULES SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FEIRA GRANDE, ALAGOAS, SORAYA MEDEIROS SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FEIRA GRANDE, ALAGOAS
Período de Realização O projeto iniciou-se em Março de 2017, e vem sendo desenvolvido mensalmente nas UBSs.
Objeto da Experiência Relatar a experiência da implantação dos testes rápidos nas unidades básicas de saúde de um município do agreste alagoano.
Objetivos Promover o diagnóstico precoce destas doenças, qualificar e ampliar a aderência ao tratamento eficaz, bem como oportunizar abordagens eou atividades preventivas. Além de ser importante na qualificação do atendimento de pré-natal, diminuindo a possibilidade de contaminação vertical.
Metodologia Após levantado a necessidade de implantação dos testes rápidos (TRs), pelo fato da inexistência de registros da realização destes, a grande quantidade de encaminhamentos para cidades vizinhas e a demora na resposta laboratorial para estes testes; os enfermeiros ESF foram capacitados para realizarem as testagens nas UBS. Após a capacitação seria realizado um Mutirão de saúde, ofertando diversos serviços de saúde entre eles a oferta dos testes rápidos a população.
Resultados O município, com 7 UBS e 1 Equipe de saúde indígena, com total de 8 enfermeiros orientados a se capacitar para que fossem habilitados para a realização dos testes. Destes, 62,5% enfermeiros demonstraram interesse e concluíram o curso. Após serem implantas em mutirão, os TRs atingiram grande quantidade de público e boa aceitação da comunidade, garantindo um aumento da qualidade do pré-natal, diagnóstico precoce e tratamento dos infectados, satisfação da população frente a implantação dos testes.
Análise Crítica As doenças como a Sífilis, o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e as hepatites virais, especificamente do tipo B e C, quando não diagnosticadas precocemente podem provocar diversas complicações, principalmente durante o período gestacional, que podem provocar sérios problemas para o feto. Diante disso, na busca pelo desenvolvimento e qualificação dos serviços de saúde na Atenção Básica, viu-se a necessidade de implantar a realização de TRs para o diagnóstico precoce destas doenças.
Conclusões e/ou Recomendações Existem muitas dificuldades que põem em risco a implantação de TR nas UBS, mas não é empecilho para que o serviço não aconteça, pois, ações como estas assumem uma importância muito grande para a qualidade de vida das pessoas. Assim, ações e projetos que busquem a melhora da qualidade dos serviços de saúde e promovam a qualidade de vida são imprescindíveis, principalmente na Atenção Básica, já que é a porta de entrada dos usuários no serviço.
|