Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
MISa - Miscelânea

27635 - ATENDIMENTO NOTURNO Á SAÚDE DO HOMEM NA ATENÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
JOSÉ JACKSON SANTANA SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, CRISLAINE EULES SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FEIRA GRANDE, SORAYA MEDEIROS DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FEIRA GRANDE, TASSIANE ROUSE BISPO DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FEIRA GRANDE, KARLA REGINA DE LIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FEIRA GRANDE


Período de Realização
O projeto iniciou-se no Novembro Azul de 2017, sendo desenvolvido mensalmente em uma UBS.


Objeto da Experiência
Ofertar atendimento noturno à população masculina; Obter adesão dos homens em horário estratégico; facilitar o acesso dos homens ao serviço de saúde.




Objetivos
Objetiva relatar a experiência da implantação do projeto Saúde do Homem Noturno, em uma Unidade Básica de Saúde urbana em um município do agreste Alagoano.


Metodologia
Trata-se de um relato de experiência de enfermeiros da Atenção Básica no projeto Saúde do Homem Noturno iniciado no Novembro Azul e desenvolvido mensalmente na ESF. Onde são ofertados serviços de saúde como: acolhimento, triagem, consulta médica e de enfermagem, coleta de exames, testes rápidos para Sífilis, HIV, Hep. B e C, imunização e educação em saúde.


Resultados
A ação iniciou-se como atividade pontual do Novembro Azul, no entanto, é imprescindível haver uma continuidade na assistência. Desta forma, com o intuito de ampliar a oferta dos serviços de saúde à população masculina e obter uma adesão maior da população, pensou-se num horário estratégico para atender as necessidades específicas deste público - serviço noturno – visto que a grande maioria trabalha durante o dia, havendo uma baixa adesão à UBS. Nos primeiros momentos, obteve-se uma boa demanda.


Análise Crítica
Há uma construção cultural no imaginário da população que ser homem quer dizer ser invulnerável e procurar o serviço de saúde quebraria o modelo hegemônico de masculinidade, pondo em risco sua virilidade. Este tipo de pensamento cultural é fator decisivo para o aumento das causas de morbi-mortalidade masculina. Todavia, esta é a parcela da população que mais carece de atenção à saúde, pois apresenta atitudes que pões em risco sua vida e que impedem o cuidado de si.


Conclusões e/ou Recomendações
Faz-se necessário construir na atenção básica um ambiente que receptível e permita que os homens procurem os serviços de saúde e se sintam acolhidos. Ofertando-se ações que atendam às necessidades específicas deste público.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360