Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
MISa - Miscelânea

26745 - PERFIL DAS NOTIFICAÇÕES DE AGRAVOS RELACIONADOS AO TRABALHO NA ZONA RURAL, RIO GRANDE DO SUL, 2017.
VIRGÍNIA DAPPER - SES/RS, LUCIANA NUSSBAUMER - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL, FABIO BINZ KALIL - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL


Apresentação/Introdução
Os processos produtivos de trabalho implicam diferenciadas inserções dos trabalhadores, com consequente diversificação também dos padrões de morbidade e mortalidade. O trabalho rural é considerado um dos mais vulneráveis à ocorrência de acidentes, tendo em vista a quantidade e diversidade de riscos ocupacionais envolvidos.


Objetivos
Este estudo objetivou analisar o perfil dos agravos relacionados ao trabalho na zona rural, notificados no Rio Grande do Sul, no Sistema de Informações em Saúde do Trabalhador (SIST/RS) e no SINAN/MS, em 2017.


Metodologia
No SIST/RS as notificações são geradas em qualquer unidade de saúde, por meio do Relatório Individual de Notificação de Agravo (RINA). No SINAN/MS as notificações são realizadas nas fichas do próprio Sistema, sendo universais para acidentes de trabalho graves e com material biológico. Os dados foram exportados utilizando os instrumentos de análise disponíveis pelos próprios sistemas. Para a análise foi utilizado o programa Excel. Foram analisadas as seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade, vínculo empregatício, tipo de agravo, ocupação e situação causadora.


Resultados
Foram notificados no SIST/RS e no SINAN/MS 43291 agravos, sendo que 7343 ocorreram na zona rural. Destes 92,1% foram acidentes e 7,9% doenças. A maioria (80,5%) acometeu o sexo masculino. 17,4% da ocorrências acometeram a faixa etária de 30 a 39 anos. Quanto à escolaridade, 36,5% tem o ensino fundamental incompleto. Produtor agrícola polivalente (35,2%) foi a ocupação com maior número de notificações. Exposição a forças mecânicas inanimadas e quedas foram as causas mais encontradas. A maioria (72,1%) dos agravos atingiu celetistas. Quanto ao tipo do acidente, 552 foram graves e 5999 outros acidentes de trabalho. Quanto às doenças, LER (284 casos) as mais notificadas.


Conclusões/Considerações
O processo saúde-doença da população do campo possui diferenças que precisam ser conhecidas para poderem ser enfrentadas de forma qualificada. Neste sentido é fundamental que possamos dar visibilidade às particularidades do processo de adoecimento dos trabalhadores rurais, a partir da análise dos dados dos sistemas de informações da área de Saúde do Trabalhador.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360