28/07/2018 - 08:00 - 09:50 MISa - Miscelânea |
23329 - ESTÁGIO OPTATIVO EM RESIDÊNCIA DE SAÚDE COLETIVA COM ÊNFASE EM GESTÃO E PLANEJAMENTO ISC/UFBA MAYARA MAMEDE GONÇALVES - UFU, MARILUCE KARLA BOMFIM DE SOUZA. - ISC-UFBA, MARCELLE APARECIDA DE BARROS JUNQUEIRA - UFU/FAMED, FRANK JOSÉ SILVEIRA MIRANDA - UFU/FAMED, LILIANE PARREIRA TANNÚS GONTIJO - UFU
Período de Realização Experiência vivenciada durante o período de 6 de novembro à 11 de dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Estágio optativo desenvolvido através da Residência em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão e Planejamento em Saúde na Universidade Federal da Bahia.
Objetivos Relatar a experiência sobre o processo de aprendizagem em Gestão e Planejamento em Saúde desenvolvido durante o estágio optativo através da Residência do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
Metodologia O estágio optativo sob supervisão docente e tutoria foi viabilizado pela Residência em Saúde Coletiva do ISC/UFBA com recepção de aluno externo, neste caso, do Programa de Residência da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. A Diretoria Estratégica de Planejamento e Gestão da Secretaria de Saúde de Salvador se constituiu como campo de atividades práticas, além dos espaços de seminários e reuniões de pesquisa na UFBA e eventos externos relacionados à Saúde Coletiva.
Resultados O processo de aprendizagem no estágio possibilitou o desenvolvimento de novas habilidades e ampliação dos conhecimentos em Planejamento e Gestão, incluindo o levantamento de dados, programação, sistematização, organização e avaliação de ações de saúde considerando as realidades distritais sanitárias distintas. Também, o acompanhamento das reuniões para construção do Plano Municipal de Saúde e a participação nos seminários internos de pesquisa, constituíram registros para o portfólio reflexivo.
Análise Crítica A vivência do estágio optativo em curto espaço de tempo impôs alguns desafios, como conciliar o quantitativo de leituras necessárias, o volume de atividades nos turnos matutino e vespertino no campo e a adaptação a uma realidade local desconhecida e de cultura distinta. As orientações da supervisão e tutoria para o desenvolvimento do plano de trabalho foram discutidas e, não menos, desafiadoras. A participação nas reuniões possibilitou observar a relação entre profissionais e gestores.
Conclusões e/ou Recomendações O estágio sob supervisão docente, optativo e em outra realidade, possibilitou a interação entre teoria e prática, a observação das relações entre outra universidade e o serviço e o contato com distintos processos de trabalho. A inserção em um campo de prática com plano de trabalho que envolvia atividades compartilhadas com outros residentes, sendo estas atividades relevantes para o serviço. Observa-se experiência válida na formação do residente.
|