Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
MISa - Miscelânea

22961 - ACOLHIMENTO, REDES SOCIAIS E RESOLUTIVIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: APROXIMAÇÕES, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES
TARCISO FEIJÓ DA SILVA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, HELENA MARIA SCHERLOWSKI LEAL DAVID - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


Apresentação/Introdução
O acolhimento permite interrogar processos intercessores que constroem relações nas práticas de saúde. É uma prática multiprofissional permeada por ações de recepção, avaliação, classificação de risco e regulação da assistência. As redes sociais dos profissionais acionadas a partir do acolhimento podem se constituir como recursos para produção do cuidado e resolutividade.



Objetivos
Analisar as redes sociais a partir do acolhimento dos usuários na Atenção Primária na área programática 4.0 do Município do Rio de Janeiro numa perspectiva de resolutividade.


Metodologia
Trata-se de estudo em andamento de natureza descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa que tem como cenário uma Unidade de Atenção Primária em Saúde (APS) do Município do Rio de Janeiro e como objeto de estudo o acolhimento. O segmento quantitativo da pesquisa será analisado pela lente da metodologia de redes sociais (ARS) com apoio dos Softwares Ucinet e Gephi que permitem, respectivamente, gerar as medidas de centralidade e construção do sociograma; e o qualitativo através do emprego de narrativas de vida.


Resultados
Trata-se de estudo em andamento de natureza descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa que será realizado com 57 profissionais de uma unidade de atenção primária da área programática 4.0 do Município do Rio de Janeiro que tem como objeto o acolhimento. Observação sistemática em campo e entrevistas individuais nortearão processo de coleta de dados. A análise do segmento quantitativo será realizada pela lente da metodologia de redes sociais (ARS) com apoio dos Softwares Ucinet e Gephi que permitem, respectivamente, gerar as medidas de centralidade e construção do sociograma; e o qualitativo através do emprego de narrativas de vida.


Conclusões/Considerações
Pretende-se com a abordagem quantitativa configurar o traçado das redes e apresentar as medidas que especificam os padrões de relacionamento entre os atores a partir do acolhimento. Já pela qualitativa compreender os desejos, opiniões, valores e representações que os diferentes atores consideram relevantes para a preservação da Atenção Primária como campo, assim como os significados e sentidos atribuídos pelos diferentes atores ao acolhimento.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360