Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
MISa - Miscelânea

22769 - RISCO E ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS E GESTORES DE UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA
NILZETE DOS REIS PIMENTEL - ISC/UFBA, MARILUCE KARLA BOMFIM DE SOUZA. - ISC/UFBA, YARA OYRAM RAMOS LIMA - ISC/UFBA


Apresentação/Introdução
O bom funcionamento dos Serviços de Saúde dentro dos padrões de qualidade relaciona-se com as condições sanitárias e possibilita controle de riscos que podem repercutir na saúde de usuários e trabalhadores, destacando-se aqueles inseridos nas unidades da Atenção Primária à Saúde (APS). Assim, questiona-se como os usuários e gestores percebem os riscos relacionados às condições sanitárias na APS?


Objetivos
Discutir a percepção de usuários e gestores sobre os riscos relacionados às condições sanitárias das Unidades de Saúde da Família (USF).


Metodologia
Estudo descritivo de abordagem qualitativa que realizou uma revisão em bases on line como o Banco de Teses da Capes; SCIELO e LILACS para apropriação do tema e organização do roteiro de entrevista. Foi realizado um piloto para adequação do material da entrevista e posteriormente 42 entrevistas, com 27 usuários e com 15 gestores em 15 USF de um município do Nordeste brasileiro. Este estudo é parte do projeto sobre “Condições Sanitárias das Unidades de Saúde da Família” aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, mediante parecer nº 364.713/2013 e financiado pela Fapesb conforme aprovação em edital nº 020/2013.


Resultados
A percepção dos gestores quanto aos riscos relacionados às condições sanitárias das USF, abordou riscos relacionados à estrutura e ambiência dos serviços; à saúde do trabalhador; aos resíduos gerados nos serviços; e aos riscos relacionados à assistência ou oferta do cuidado. Sobre a percepção dos usuários, percebeu-se dificuldade de acesso, bem como, a qualidade do serviço, para estes também foi possível identificar uma priorização da prestação do cuidado e uma não compreensão dos problemas relacionados aos riscos sanitários envolvidos na prestação dos serviços da Atenção Primária.


Conclusões/Considerações
Este estudo possibilitou a reflexão e discussão sobre como os riscos relacionados aos serviços de saúde interferem na qualidade da atenção e a necessidade de sensibilização do gestor para o mesmos, bem como empoderamento da população sobre o tema. Estimula-se o desenho de estratégias e implantação de ações voltadas para a redução dos riscos e garantia da segurança e qualidade nos serviços de prestação de cuidados à saúde da população

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360