Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
MISa - Miscelânea

21859 - EVOLUÇÃO TEMPORAL DO COEFICIENTE DE MORTALIDADE POR CÂNCER DE MAMA FEMININO EM ALAGOAS
IANARA ACIOLI DE FREITAS MELO - SESAU / GVISA / AL, DILCY MORGANA BARROS MACIEL CABRAL DAVINO - SESAU, ISABELLE DA SILVA SANTOS - CESMAC, JONMSON TEIXEIRA MACHADO - CESMAC


Apresentação/Introdução
O câncer de mama tem sido considerado, ao longo dos anos, um problema de saúde pública, descrito como mais prevalente no mundo, uma vez que tem afetado cada vez mais indivíduos não somente no Brasil, mas também em diversos países do mundo. Estima-se que o câncer de mama levou a óbito mais de 500mil mulheres. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas e crescentes.


Objetivos
O estudo teve como objetivo avaliar o comportamento do coeficiente de mortalidade por câncer de mama em mulheres alagoanas, entre os anos de 2006 e 2015.


Metodologia
Foi realizado um estudo descritivo retrospectivo de série temporal, fundamentado em dados secundários coletados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) disponíveis nas páginas eletrônicas do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), através da análise dos coeficientes de mortalidade, calculados para 100 mil habitantes, com os óbitos decorrentes da neoplasia maligna de mama ocorridos no Estado de Alagoas (CID C50) e população residente, no período entre 2006 a 2015.


Resultados
Nos 10 anos analisados observou-se um aumento 76% do número de óbitos por câncer de mama feminino, com incremento de 62,7% do coeficiente de mortalidade feminino (CMF) que aumentou de 5,81 para 9,45/100mil habitantes. Ao analisar o coeficiente de mortalidade feminino por faixa etária, comparando os anos de 2006 e 2015, observou-se um incremento na população de 50-59 anos de 79,8%, passando de 15,94 para 28,67, seguido da população mais idosa com 80 anos e mais, com incremento de 61,3% com crescimento de 46,04 para 74,27/100mil habitantes, sendo este o maior coeficiente para o ano de 2015.


Conclusões/Considerações
Observou-se um crescimento da mortalidade por câncer de mama feminino sem uniformidade entre as faixas etárias, mas que sinaliza um aumento progressivo da doença nas idades mais avançadas, ou seja com o envelhecimento populacional. Desta forma, se faz necessário campanhas de incentivo a prevenção além da estruturação dos serviços de promoção, vigilância e assistência à saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360