Outras Linguagens

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
OLC1 - Educação e Formação em saúde por meio de outras linguagens II

29041 - CINCO MÉDICAS, QUATRO CIDADES: REVISITANDO O ACOLHIMENTO NA PRÁTICA PROFISSIONAL, NA SAÚDE COLETIVA E NA SAÚDE DA FAMÍLIA
DENIZE ORNELAS PEREIRA SALVADOR DE OLIVEIRA - UNIFESP, RENATA CARNEIRO VIEIRA - UFF, BRUNA BALLAROTTI - PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, DIANGELI SOARES - PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, VANDRÉA GARCIA RODRIGUES - PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO


Período de Realização
A experiência relatada ocorreu de fevereiro de 2012 até dezembro de 2016.


Objeto da Experiência
O acolhimento dos usuários em unidades de saúde nas quais as participantes trabalharam.


Objetivos
Fazer uma análise da permeabilidade dos conceitos de acolhimento, demanda espontânea e acesso avançado na prática de médicas da Atenção Primária, a partir da comparação das vivências e do modelo de organização dos serviços em questão.


Metodologia
Foram realizadas e filmadas entrevistas com trabalhadores, usuários, gerentes e outros gestores dos serviços pelos quais as médicas passaram nesses 3 municípios que, juntamente com depoimentos das mesmas, foram organizados e analisados levando-se em conta a história da Saúde Coletiva e suas teorias sobre acolhimento e a história da Medicina de Família e Comunidade e sua produção sobre organização da demanda e do acesso.


Resultados
Foi produzido um vídeo com os depoimentos filmados, registrando a trajetória dos processos de organização do acolhimento nos diversos serviços. Os sucessos relatados nas entrevistas demonstram a importância do protagonismo dos trabalhadores no planejamento e avaliação dos processos de trabalho.


Análise Crítica
Notou-se que o acolhimento traz desgaste para os profissionais de saúde da equipe multiprofissional e que a falta de perspectiva histórica e de diretrizes municipais para o acolhimento dificulta a organização dos serviços. Porém, respeitar o vínculo do paciente com sua equipe garante a continuidade do cuidado e a capacidade de resolução dos problemas. Foram levantadas muitas vantagens de se estabelecer processos de gestão compartilhada dos processos de trabalho em unidades de Atenção Primária.


Conclusões e/ou Recomendações
Resgate histórico do serviço, gestão compartilhada dos processos de trabalho, centralidade do cuidado no planejamento, respeito ao vínculo com a equipe e informatização facilitam o acesso dos usuários ao serviço e o trabalho da unidade. Além disso, envolvimento com os processos de trabalho é relevante na formação de trabalhadores especialistas em APS e a ocupação dos postos por esses especialistas é essencial para a qualidade dos serviços.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360