27/07/2018 - 08:00 - 09:50 OLC1 - Educação e Formação em saúde por meio de outras linguagens II |
29041 - CINCO MÉDICAS, QUATRO CIDADES: REVISITANDO O ACOLHIMENTO NA PRÁTICA PROFISSIONAL, NA SAÚDE COLETIVA E NA SAÚDE DA FAMÍLIA DENIZE ORNELAS PEREIRA SALVADOR DE OLIVEIRA - UNIFESP, RENATA CARNEIRO VIEIRA - UFF, BRUNA BALLAROTTI - PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, DIANGELI SOARES - PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, VANDRÉA GARCIA RODRIGUES - PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Período de Realização A experiência relatada ocorreu de fevereiro de 2012 até dezembro de 2016.
Objeto da Experiência O acolhimento dos usuários em unidades de saúde nas quais as participantes trabalharam.
Objetivos Fazer uma análise da permeabilidade dos conceitos de acolhimento, demanda espontânea e acesso avançado na prática de médicas da Atenção Primária, a partir da comparação das vivências e do modelo de organização dos serviços em questão.
Metodologia Foram realizadas e filmadas entrevistas com trabalhadores, usuários, gerentes e outros gestores dos serviços pelos quais as médicas passaram nesses 3 municípios que, juntamente com depoimentos das mesmas, foram organizados e analisados levando-se em conta a história da Saúde Coletiva e suas teorias sobre acolhimento e a história da Medicina de Família e Comunidade e sua produção sobre organização da demanda e do acesso.
Resultados Foi produzido um vídeo com os depoimentos filmados, registrando a trajetória dos processos de organização do acolhimento nos diversos serviços. Os sucessos relatados nas entrevistas demonstram a importância do protagonismo dos trabalhadores no planejamento e avaliação dos processos de trabalho.
Análise Crítica Notou-se que o acolhimento traz desgaste para os profissionais de saúde da equipe multiprofissional e que a falta de perspectiva histórica e de diretrizes municipais para o acolhimento dificulta a organização dos serviços. Porém, respeitar o vínculo do paciente com sua equipe garante a continuidade do cuidado e a capacidade de resolução dos problemas. Foram levantadas muitas vantagens de se estabelecer processos de gestão compartilhada dos processos de trabalho em unidades de Atenção Primária.
Conclusões e/ou Recomendações Resgate histórico do serviço, gestão compartilhada dos processos de trabalho, centralidade do cuidado no planejamento, respeito ao vínculo com a equipe e informatização facilitam o acesso dos usuários ao serviço e o trabalho da unidade. Além disso, envolvimento com os processos de trabalho é relevante na formação de trabalhadores especialistas em APS e a ocupação dos postos por esses especialistas é essencial para a qualidade dos serviços.
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