27/07/2018 - 08:00 - 09:50 OLC1 - Educação e Formação em saúde por meio de outras linguagens II |
28408 - GESTANTES ADOLESCENTES: PERCEPÇÃO DAS NECESSIDADES E EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SERVIÇO DE ATENDIMENTO EXCLUSIVO À SAÚDE DE ADOLESCENTES CAROLINA MATTEUSSI LINO - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA (FOP/UNICAMP), ÂNGELA MÁRCIA FOSSA - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA (UNIMEP), MARIA CRISTINA PAULI DA ROCHA - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA (UNIMEP), TEREZA MITSUE HORIBE - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA (UNIMEP), MARIANA GUIZELINI - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA (UNIMEP)
Período de Realização Os grupos foram realizados no período de Agosto de 2015 a Julho de 2016.
Objeto da Experiência Ofertar a troca de experiências entre alunas de graduação em enfermagem e nutrição, gestantes adolescentes e seus familiares.
Objetivos Identificar as necessidades de educação em saúde, realizar atividades educativas e produzir materiais educativos de acordo com esta demanda.
Metodologia O trabalho foi realizado em uma instituição pública de atendimento exclusivo a adolescentes, no município de Piracicaba/SP. Os sujeitos foram gestantes adolescentes que realizaram o pré-natal nesta instituição. Os temas de interesse foram levantados por meio de um questionário. Ao todo, foram 16 temas sugeridos, que foram trabalhados nos grupos educativos. Os grupos foram realizados em sala de espera, juntamente com a equipe do serviço de saúde, e possuíam duração média de uma hora.
Resultados Os temas de interesse, todos relacionados à gestação e saúde do adolescente, foram trabalhados duas vezes na semana (segunda e quarta), no período da manhã, com o intuito de promover maior acesso as atividades. Devido à dificuldade de verbalização durante os grupos, os temas foram trabalhados através de dinâmicas, bonecos, vídeos, fotos, músicas e alimentos. Ao todo, foram realizados 38 grupos educativos, que resultaram em oito materiais educativos (folders).
Análise Crítica Trabalhar com adolescentes é um grande desafio, entretanto, a experiência foi enriquecedora a todos os envolvidos. Os objetivos foram atendidos e os grupos foram bem avaliados pelos participantes. De acordo com os relatos, os grupos auxiliaram no esclarecimento de dúvidas, proporcionaram segurança quanto aos cuidados com o bebê e contribuíram com o crescimento como mãe. Os materiais educativos foram bem avaliados, por serem compostos de textos curtos e de fácil linguagem.
Conclusões e/ou Recomendações A existência de um serviço de saúde público, voltado somente para adolescentes é de extrema valia para a atenção à saúde desta população. A realização de grupos
|