27/07/2018 - 08:00 - 09:50 OLC1 - Educação e Formação em saúde por meio de outras linguagens II |
27450 - TERAPIA POR MEIO DA LEITURA: PROJETO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA PACIENTES PEDIÁTRICOS GEOVANA RIBAS VIRTUOSO - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL, GABRIELLE SOARES BEHENCK - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Período de Realização O trabalho de leitura hospitalar “Hora do Conto” se desenvolveu entre setembro e dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Alunos dos anos iniciais do curso de medicina e pacientes pediátricos hospitalizados pelo SUS em hospital universitário.
Objetivos Relatar a percepção sobre o contato com o paciente, para alunos dos anos iniciais da medicina, através da contação de histórias para crianças hospitalizadas. A partir da observação, relatar os benefícios demonstrados tanto para os alunos quanto para os pacientes, por meio desta experiência lúdica.
Metodologia Dezoito alunos se voluntariaram para a realização do projeto “Hora do Conto”, que realiza leitura para crianças hospitalizadas. Os alunos foram divididos em 6 trios, 5 dos quais ficaram responsáveis pela leitura diretamente nos leitos da Enfermaria Pediátrica, de segunda à sexta-feira. O sexto trio ficou responsável pela leitura na recepção ambulatorial do SUS, e, desta forma, o projeto pode atingir quase todos os âmbitos de pacientes pediátricos recebidos no ambiente hospitalar.
Resultados É possível avaliar e observar o crescimento dos alunos, tanto na desenvoltura e na desinibição, quanto na confiança ao ter de lidar com os pacientes. Além disso, as crianças passam também a entender de maneira mais oportuna e amena a presença dos médicos em sala, sem criar instantaneamente uma associação negativa com os mesmos. Há melhora da autoestima e do bem-estar, tanto dos pacientes pediátricos quanto dos seus familiares e a relação estudante-paciente torna-se mais natural.
Análise Crítica O paciente pediátrico é cheio de particularidades: está afastado dos familiares, da sua casa, dos amigos e do ambiente escolar. Através do projeto, a criança acaba se integrando ao mundo literário, proporcionando uma fuga da realidade hospitalar, e também acaba interagindo com outros pacientes e familiares, desenvolvendo a socialização. Por parte dos alunos, há o desenvolvimento da empatia, pois passam a compreender as limitações de cada criança e criam habilidades para lidar com elas.
Conclusões e/ou Recomendações Através do Hora do Conto, os alunos ganham a oportunidade de desenvolver muito mais que as complexas habilidades médicas; passam a contar e se tornar parte das histórias dos pacientes com quem interagem. Já os pacientes pediátricos são envolvidos por uma rede de apoio que vai além do serviço hospitalar, passam a ser integrados a um programa que busca despertar a capacidade de elaboração da criança por meio da leitura e do lúdico.
|