27/07/2018 - 08:00 - 09:50 OLC1 - Educação e Formação em saúde por meio de outras linguagens II |
26868 - VALORES ÉTICOS E DIREITOS HUMANOS: GÊNERO E SEXUALIDADE THAIS PRISCILA MACHADO BAPTISTA DE SOUZA - UERJ, LUZIA DA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO - UERJ, ANA LÚCIA ALVES DE CARVALHO E SILVA - UERJ, THENESSI FREITAS MATTA - UERJ, THAYNÁ TRINDADE FARIA - UERJ, RAYZA DE CASTRO DE OLIVEIRA - UERJ, GABRIELLA BITANCOURT NASCIMENTO - UERJ, GIULLIA TALDO RODRIGUES - UERJ, EVANDRO CABRAL DOS SANTOS JUNIOR - UERJ
Período de Realização Este relato é oriundo do período entre março 2017 a janeiro 2018
Objeto da Experiência Valores éticos e direitos humanos para as pessoas em suas diversificadas orientações sexuais e de gênero, na formação do Enfermeiro.
Objetivos Descrever a experiência de inserção na grade curricular do tema valores éticos e direitos humanos considerando as questões de gênero e sexualidade.
Metodologia Realizado na Universidade do Estado Rio de Janeiro. Participaram 02 docentes e 08 alunos do curso de Graduação em Enfermagem, durante 10 meses. Realizamos busca na Biblioteca Virtual de Saúde, considerando os descritores: gênero, sexualidade, feminismo, transtornos sexuais e de gênero. Deles resultaram os temas: processo histórico implicado nas lutas contra a homofobia, conceitos de gênero e orientação sexual, direitos humanos, valores éticos e ações sociais e políticas públicas.
Resultados O conhecimento do processo histórico implicado nas lutas contra a homofobia, os conceitos de gênero e orientação sexual, assim como os direitos humanos como direito: da mulher, do homem e dos diversificados grupos sociais interfere no cuidado de saúde. O reconhecimento dos valores éticos e das ações sociais e políticas públicas que incluem e respeitam a orientação sexual e o gênero do ser humano oferecem subsídios para as ações de enfermagem e contribuem para a mudança da realidade.
Análise Crítica A determinação social do processo saúde-doença requer admitir que a exclusão interfere na qualidade de vida e de saúde. A discriminação deve ser considerada na determinação social de sofrimento e de doença. A formação dos graduandos no tocante à temática pode contribuir na modificação da conduta dos futuros profissionais da área de saúde, já que atualmente observamos a dificuldade de acesso a atendimento de saúde, devido à discriminação e ao preconceito por parte dos profissionais.
Conclusões e/ou Recomendações Sugerimos durante abordagem aos direitos humanos a inclusão das temáticas educação sexual e de gênero; as condições de aprendizado e a vulnerabilidade da população LGBT, as políticas de saúde, equidade e condições de vida, a pobreza e miséria no Brasil. A ampliação das questões de gênero e sexualidade nas discussões do direito ao trabalho e das condições de vida das pessoas e grupos sociais na sociedade brasileira.
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