27/07/2018 - 08:00 - 09:50 OLC1 - Educação e Formação em saúde por meio de outras linguagens II |
23873 - VISITA AO CENTRO DE SAÚDE MODELO PORTO ALEGRE/RS PRISCILA ERVIN SAVAL - UFRGS, NORMA BERENICE ALMEIDA DA SILVA BARROS - UFRGS, VALQUÍRIA CARVALHO ARAÚJO - UFRGS, SANDRA BEATRIZ MORAIS DA SILVEIRA - UFRGS, LUCIANA SILVEIRA EGRES - UFRGS
Período de Realização 2017/2 - Unidade de Produção Pedagógica - UPP, Políticas Públicas e Sistemas de Saúde
Objeto da Experiência Serviço de Saúde Porto Alegre: Centro de Saúde Modelo
Objetivos Analisar a evolução e conformação das políticas públicas de saúde na dinâmica social e na organização das práticas profissionais.
Compreender como o CS Modelo de Porto Alegre se comporta dentro das políticas de atenção a saúde desde sua fundação até os dias atuais .
Metodologia Em um primeiro momento ocorreu a utilização de fonte oral, visto que grande parte deste trabalho é resultado de uma entrevista realizada na instituição com o Coordenador do CS Modelo.
Análise documental a fim de verificar os fatos históricos não apenas relacionados aos sistemas oficiais de saúde, mas de todo processo político e urbano da cidade de Porto Alegre.
De posse dessas informações foi elaborado um vídeo, que apresenta o CS Modelo e as descobertas realizadas durante o processo de pesquisa.
Resultados Produção de um vídeo de duração de 5min: 55s, disponível em:https://youtu.be/vCnBOxof-NQ.
Os 66 anos de existência do CS Modelo mostram a sua tradição no atendimento à saúde pública. É pioneiro em áreas como a farmácia homeopática, assim como se tornou referência em imunoterapia pela sua reconhecida sala de vacinação. Atualmente tem seu turno estendido para a população em geral das 18:00 as 22:00.
Análise Crítica Ao longo do tempo o grande obstáculo para o CS Modelo foi às trocas de gestão, visto que esse fato impossibilitou à continuidade de ações que seriam importantes a saúde da comunidade.
O CS Modelo é uma instituição histórica no cenário da saúde pública, sendo referência não somente para o município de Porto Alegre, mas também para a região metropolitana e interior do estado.
O fato de carregar a palavra “Modelo” em seu nome lhe confere uma responsabilidade superior ao do que é possível ofertar.
Conclusões e/ou Recomendações O CS Modelo atende um quantitativo significativo populacional, em torno de 125 mil habitantes, e é responsável pelo atendimento mensal de 13 mil pessoas. A faixa etária vem se alterando e atualmente possui um grande percentual de idosos. Esses aspectos demonstram a sua relevância dentro do cenário da saúde pública de Porto Alegre e a necessidade de investimento de recursos financeiros e humanos direcionados ao seu constante aperfeiçõamento.
|