27/07/2018 - 08:00 - 09:50 OLC1 - Educação e Formação em saúde por meio de outras linguagens II |
22342 - VIGILÂNCIA SANITÁRIA NARRA: UMA EXPERIÊNCIA DE PROMOÇÃO À SAÚDE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO JESSICA CRISTIANE MARTINS - PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, ANGELA SOELY RAYMUNDO PAULI - PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, FLAVIO ALMEIDA CZARNOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, GUILHERME RIBAS DA SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, JULIANA MELLO BATISTA - PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, MARIA DO CARMOS HIRT SANTOS RODRIGUES - PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, PATRICK WESTPHAL FERREIRA - PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, RULIAN GABRIEL COSTA - PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, VILMARA APARECIDA SASSI - PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA, KARLA LIZANDRA CHALÓ DOS SANTOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA
Período de Realização De agosto de 2017 a setembro de 2017.
Objeto da Experiência Apresentação de teatros para crianças em idade escolar no V Congresso de Educação em Ponta Grossa- Pr, a fim de promover a saúde através da educação.
Objetivos Relatar a importância da promoção da saúde, demonstrar como ocorreu a ação educativa, narrar o valor da articulação entre educação e saúde, expor a importância da prevenção de riscos, divulgar o papel educativo da vigilância sanitária.
Metodologia A partir de reuniões com os estagiários e servidores da Vigilância Sanitária municipal foram organizados teatros com as temáticas: higiene das mãos, agrotóxicos e segurança alimentar. As temáticas foram escolhidas por serem temas transversais da educação e estão presentes no cotidiano da vigilância sanitária. Para sistematizar o relato de experiência foram feitas entrevistas escritas dos participantes com as narrativas de como é participar de práticas sociais que envolvam a saúde coletiva.
Resultados Participaram em média 240 crianças, professores e comunidade. As vivências superaram as expectativas, não apenas pela ação em si, mas pela subjetividade nela envolvida, como exemplo, o “olhar” das crianças, olhar que nos revela que educar é o caminho para transformar. Além disso, esta ação multidisciplinar promoveu os setores de educação e saúde, assim, tornando as crianças multiplicadoras de conhecimento atingindo a escola, os pais e a comunidade, contribuindo na construção da saúde coletiva.
Análise Crítica Promover a saúde parte da articulação de diferentes setores, ela é uma ação coletiva, logo diversos atores da sociedade precisam estar atuando juntos, sendo assim, para que a saúde coletiva seja de fato construída faz necessário que ações como está sejam realizadas de forma continua e incentivadas pelo poder público garantindo a execução das mesmas. Portanto, promover a saúde por meio da educação é garantir o direito a saúde reduzindo riscos de doenças e outros agravos à população.
Conclusões e/ou Recomendações Essa experiência que objetivou a promoção da saúde através da educação tornou-se uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento de práticas de saúde coletiva no município garantindo a aprendizagem tanto dos participantes quantos das crianças, possibilitando também a integralidade e intersetoridade dos conhecimentos. A partir disso permitindo que o dever da Vigilância Sanitária em eliminar, diminuir e prevenir riscos fosse cumprido.
|