27/07/2018 - 08:00 - 09:50 OLC1 - Educação e Formação em saúde por meio de outras linguagens II |
22281 - INVENÇÃO DE SABERES EM UMA RESIDÊNCIA MULTIPROFISISONAL EM PEDIATRIA: O RECONHECIMENTO DE SI E DO OUTRO COMO PROTAGONISTAS DO CUIDADO EM SAÚDE. CLARA WIRGINIA DE QUEIROZ MOURA - UFC, JOYCE HILARIO MARANHÃO - UFC, NOEME MOREIRA DE ANDRADE - UECE, MARIA SOCORRO DE ARAÚJO DIAS - UVA, MARIA JULIANA VIEIRA LIMA - UFC, ANDRESSA FREIRE SALVIANO - UECE, LIDIA HELENA BEZERRA DE AZEVEDO - UECE, JESSICA LOURENÇO CARNEIRO - UFC, JULIANA HILÁRIO MARANHÃO - UFC, PRISCILA PEREIRA DE SOUZA GOMES - UECE
Período de Realização A experiência apresentada nesse trabalho ocorreu no período entre maio de 2014 a abril de 2016
Objeto da Experiência A formação em saúde por meio do protagonismo e da construção de saberes entre residentes e pacientes em uma residência integrada em pediatria no Ceará
Objetivos Discutir sobre a formação em saúde dos residentes multiprofissionais em pediatria orientada pelo trabalho interprofissional na saúde pública. Refletir sobre a construção de uma prática inventiva com base no saber da criança sobre seu processo de saúde e adoecimento no contexto hospitalar
Metodologia Trata-se de um relato de experiência acerca da formação em uma residência multiprofissional em pediatria, onde apostou-se na possibilidade de aprendizado por meio do compartilhamento e construção de saberes entre profissionais da saúde (enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional) e com base no reconhecimento da criança como sujeito capaz de produzir um saber sobre si, seu adoecimento, sofrimento e hospitalização.
Resultados O modelo de cuidado da criança, hegemonicamente, a destitui do lugar de sujeito no seu processo, mas ao permitir sua livre expressão criativa sobre o seu percurso de saúde e adoecimento, acompanhada por uma equipe multidisciplinar, capaz de produzir estratégias interdisciplinares, a forma do cuidado se reinventou ao se tornar capaz de tomar para si o protagonismo do seu cuidado, fortalecendo a confiança da criança e inventando uma nova forma de produzir conhecimento na residência.
Análise Crítica A formação multiprofissional em pediatria está fundada no trabalho interdisciplinar, interprofissional, intersetorial e humanizado em saúde. A inserção no campo de prática, apontou para os residentes duas questões fundamentais para a orientação do trabalho na pediatria, a saber: o intercâmbio e a produção de saberes entre as profissões que lidam com a infância no contexto hospitalar e o reconhecimento da criança enquanto sujeito de seu processo de adoecimento, hospitalização, cura ou morte.
Conclusões e/ou Recomendações As residências multiprofissionais em saúde buscam responder às necessidades de saúde da população, com base na formação crítica, inventiva e interdisciplinar. A experiência na residência em pediatria demarcou a importância de se estar atento escutar a demanda da criança enquanto sujeito que produz um saber sobre si, seu adoecimento e hospitalização e a necessidade de reinvenção do residente para reconhecer esse lugar de protagonista da criança.
|