27/07/2018 - 13:10 - 14:40 OL2 - Educação e Formação em saúde por meio de outras linguagens III |
25334 - PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE EPIDEMIOLOGIA NUTRICIONAL E BIOESTATÍSTICA PARA GRADUANDOS EM NUTRIÇÃO ANA ELIZA PORT LOURENÇO - UFRJ CAMPUS MACAÉ, THATIANA DE JESUS PEREIRA PINTO - UNIRIO, LAÍS VARGAS BOTELHO - UFRJ CAMPUS MACAÉ, STEFANI RIBEIRO CHAVES - UFRJ CAMPUS MACAÉ, MARINA DE ALMEIDA BRAVO - UFRJ CAMPUS MACAÉ
Período de Realização A experiência ocorreu no segundo semestre de 2017, no Curso de Nutrição do Campus UFRJ-Macaé.
Objeto da Experiência Produção de vídeos por graduandos para fins de melhoria no aprendizado na disciplina curricular Métodos de Investigação Aplicada (MIA).
Objetivos Descrever a experiência de produção e uso de vídeos como recurso pedagógico em uma disciplina que articula conteúdos teórico-práticos de Epidemiologia Nutricional e Bioestatística. Busca-se assim contribuir com o ensino desses temas na graduação em saúde e, especialmente, em Nutrição.
Metodologia Tendo a pesquisa-ação como referencial, MIA discute os métodos epidemiológicos e o papel desses na descrição da realidade e no direcionamento de políticas e intervenções. Prioriza-se a utilização de metodologia ativa que estimule a participação do aluno no processo de construção do conhecimento. Após aula expositiva-dialogada sobre métodos de avaliação do consumo alimentar, os alunos foram orientados a se dividirem em grupos para produzirem um vídeo criativo acerca do tema abordado em sala.
Resultados Foram produzidos 12 vídeos: 1 animação, 2 vídeo-aulas, 1 teatro de bonecos, 4 enquetes teatrais, 1 snapshot, 1 entrevista com crianças e 2 vídeo-slides. A maioria (9) teve empenho criativo e correta exploração do argumento. Por exemplo, o argumento “dificuldades de aplicação do Questionário de Frequência Alimentar - QFA” foi desenvolvido por um grupo em enredo cômico, simulando uma pesquisa domiciliar na roça, em que se evidenciavam adequadamente as principais limitações do método QFA.
Análise Crítica Erros de conteúdo presentes em alguns roteiros foram pedagógicos para a discussão em sala, feita após a apresentação dos vídeos. Os alunos relataram ter sido trabalhoso, porém gratificante, produzir o material. A forma de avaliar e o dilema de atribuir ou não “nota” ao trabalho foi uma dificuldade. A produção de vídeos foi um recurso interessante na disciplina, que oportunizou o protagonismo dos alunos no aprendizado de um assunto por vezes considerado difícil.
Conclusões e/ou Recomendações Métodos pedagógicos ativos têm sido aclamados pelas teorias educativas, mas aplicá-los consiste em amplo desafio, sobretudo no ensino superior público na área da saúde. Esta experiência é um exemplo exitoso da aplicação de um recurso ativo no ensino de Epidemiologia Nutricional, que pode ser replicado ou adaptado em outros contextos. Destaca-se ainda que os vídeos produzidos poderão ser utilizados para fins pedagógicos junto a outras turmas.
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