27/07/2018 - 13:10 - 14:40 OL2 - Educação e Formação em saúde por meio de outras linguagens III |
24595 - A SAÚDE E O MERCADO: SUSLÂNDIA, UM JOGO PARA DESPERTAR REFLEXÕES SOBRE O SUS CYNTHIA MACEDO DIAS - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO, CAMILA FURLANETTI BORGES - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO, GUILHERME DE ALMEIDA XAVIER - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO, THAYNÁ GONÇALVES DO AMARAL - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO
Período de Realização A partir de protótipo feito em sala de aula, o jogo atingiu a versão atual em 2016.
Objeto da Experiência O objeto é um jogo de cartas que representa relações entre diferentes agentes da saúde pública.
Objetivos Discutir diferentes contradições presentes no SUS a partir de um jogo competitivo que é jogado em conjunto, presencialmente, e, mediado, pode ser um material didático auxiliar para levantar questões sobre práticas da organização dos serviços com vistas à formação de profissionais de saúde críticos.
Metodologia A proposta é uma sessão mediada de jogo, seguida de um debate sobre os temas abordados. Os jogadores competem para montar unidades de saúde, no setor privado, público ou filantrópico, obtendo cartas específicas de equipamentos, serviços, profissionais e acordos, oferecidas no "mercado". Elementos de fraude e fiscalização estão presentes na narrativa, a fim de disparar debates a respeito dessas práticas. Situações vividas, narradas ou pesquisadas em jornais pela equipe inspiraram as cartas.
Resultados Jogando com professores de formação profissional em saúde de cursos diferentes, obtivemos indicações de melhorias especialmente na formulação do livro de regras, na redação e no formato de algumas cartas. O conteúdo, entretanto, mostrou-se relevante por trazer elementos que provocam a reflexão sobre as regras que balizam as práticas e as burlas que podem ocorrer em relação a estas, posturas éticas e legais que tensionam a consolidação dos princípios do SUS como imagem-objetivo.
Análise Crítica Jogos analógicos são um importante instrumento na educação, e podem auxiliar a Educação Profissional em Saúde não apenas na fixação de procedimentos ou saberes estabelecidos, mas também na problematização de questões presentes nas práticas. A partir da retórica procedimental identificada por Ian Bogost, as regras oferecem sentidos à leitura dos jogadores que, entretanto, dependem da mediação para atingirem seu potencial de produção de sentidos e questionamentos.
Conclusões e/ou Recomendações O feedback dos professores foi positivo, porém prevemos a realização de mais testes, agora com grupos de alunos, para verificar outras questões relacionadas tanto ao funcionamento e aos sentidos, propostos e percebidos, em relação ao jogo, quanto às formas de mediação possíveis e mais adequadas.
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