27/07/2018 - 13:10 - 14:40 OL2 - Educação e Formação em saúde por meio de outras linguagens III |
23937 - GRUPOS DE TRABALHO, MODALIDADE CÂMARA TÉCNICA SIMULADA PARA O ENSINO DE POLITICAS DE SAÚDE EM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA NO NORTE DO BRASIL VICTOR VIEIRA DE OLIVEIRA - UFPA, ILA IANDARA ARAÚJO DE SOUZA - UFPA, BÁRBARA DE ALENCAR OLIVEIRA - UFPA, LILIANE SILVA DO NASCIMENTO - UFPA, LAÍS DO ESPÍRITO SANTO LIMA - UFPA, NALU DE MORAES RIBEIRO - UFPA, FABRICIO MORAES PEREIRA - UFPA, PAULO ALTEMAR MELO DO NASCIMENTO - UFPA
Período de Realização A experiência de imersão em grupo de trabalho foi realizada entre outubro de 2017 e janeiro de 2018.
Objeto da Experiência Descrever a proposta de GT, modalidade câmara técnica simulada para o ensino de políticas de saúde em programa de pós-graduação em saúde coletiva no norte do Brasil.
Objetivos Discutir o método de ensino na pós-graduação em saúde coletiva através de metodologia de simulação realística, modalidade câmara técnica. Através de pequeno grupo em imersão de disciplina presencial discutir e reescrever uma política de saúde vigente.
Metodologia O resumo propõe discutir a experiência vivida com três turmas do programa de pós-graduação Saúde, Ambiente e Sociedade no ensino de disciplina obrigatória “Políticas de Saúde no Brasil”. Através de simulação de uma câmara técnica-grupo de trabalho, os discentes em reuniões presenciais e debates qualificados realizam análise estrutural sobre conceitos, fundamentações e aplicabilidades da política, na lógica de propor a construção de nova minuta de lei.
Resultados Foram conduzidas três subturmas com no máximo 15 alunos durante o período descrito. As turmas desenvolveram capacidade de imersão, forte integração em equipe, e visão teórico e prática da aplicabilidade das políticas de saúde. No primeiro dia de disciplina constitui-se através de metodologia ativa para identificação de talentos juntamente com a escolha da política a ser estudada e revista. O desempenho dos alunos foi avaliado pela capacidade de produção de minuta completa da política elegida.
Análise Crítica O uso da metodologia de câmara técnica permitiu o entendimento claro sobre o ciclo das políticas públicas, a partir das etapas de formulação da agenda e de políticas, tomada de decisão, implementação e avaliação, proporcionou bom encaminhamento no que tange à reestruturação da política em questão. A experiência se apresenta relevante no âmbito da produção do conhecimento e formação de mestres em saúde coletiva.
Conclusões e/ou Recomendações O método de ensino do uso da simulação realística, modalidade câmara técnica, para a pós-graduação em saúde coletiva demonstrou efetividade e resultados imediatos na formação dos discentes participantes da disciplina.
|