26/07/2018 - 13:10 - 14:40 OL1 - Educação e Formação em saúde por meio de outras linguagens I |
28420 - RESSIGNIFICANDO UM DIAGNÓSTICO SITUACIONAL PARTICIPATIVO ATRAVÉS DA PANTOMIMA: UM ROTEIRO COLETIVO. STEPHANIE MOURA BARBOSA - ENSP, DENIS FERNANDES DA SILVA RIBEIRO - ENSP, DESIRÉE HERNANDES BARROS LOPES - ENSP, NILSON MARLON DA SILVA DOS SANTOS - ENSP, NATHÁLIA DE MOURA ZILLE CARDOSO - ENSP, VALÉRIA ALVES ROCHA - ENSP, GUSTAVO GRAÇA GOMES - ENSP
Período de Realização A coleta de dados ocorreu entre maio e julho de 2017 e a apresentação se deu em agosto de 2017.
Objeto da Experiência Foi construída uma pantomima como forma de representação de um diagnóstico situacional participativo.
Objetivos Relatar a construção e a utilização da pantomima como ferramenta narrativa dos resultados de um diagnóstico situacional participativo dos bairros Guadalupe e Marechal Hermes, de modo a nortear cotidiano de trabalho territorial/intersetorial de uma Unidade Básica de Saúde do Rio de Janeiro.
Metodologia Trata-se do relato da construção e da utilização de uma pantomima moderna como ferramenta narrativa do contexto histórico, cultural, social e ambiental dos bairros de Guadalupe e Marechal Hermes, localizados na região norte do município do Rio de Janeiro, onde se situa a Unidade Básica de Saúde (UBS) na qual os autores atuam como Residentes em Saúde da Família, utilizando o Diagnóstico Situacional Participativo como base principal, norteador e ferramenta indispensável na construção do roteiro.
Resultados A pantomima apresentou-se como uma ferramenta artística potente para representar aspectos sociais, culturais, históricos e ambientais na medida em que contribuiu para a construção de novas formas de olhar o território. A representação através de gestos, imagens e músicas exprimiu de forma dinâmica, sensível e poética o processo histórico de formação do bairro. A duração da apresentação foi de aproximadamente 15 minutos e o arquivo de vídeo está em formato mp4.
Análise Crítica Através da apresentação do Diagnóstico Situacional Participativo, em que foram destacadas potencialidades, tais como a cultura, a arte e a música locais, foi possível ressignificar a história do território, contribuindo para o desenvolvimento da competência comunitária dos profissionais e do serviço. Os profissionais e moradores locais que o vivenciam cotidianamente, se emocionaram e se surpreenderam com a possibilidade de outras formas de enxergar o território.
Conclusões e/ou Recomendações Concluiu-se que a utilização da pantomima permitiu a apresentação artística de aspectos sócio-culturais de forma mais dinâmica, o que possibilitou outras formas de olhar para um território que era visto hegemonicamente de uma única forma, em que se destacavam, apenas, a violência e os problemas sociais locais.
|