26/07/2018 - 13:10 - 14:40 OL1 - Educação e Formação em saúde por meio de outras linguagens I |
28251 - JOGRAL: CULTURA, CUIDADO E SAÚDE ANA CLÁUDIA BARBOSA - IFRJ, NELI MARIA DE CASTRO ALMEIDA - IFRJ, DIANA CARLA DOS SANTOS PICHININE - IFRJ
Período de Realização Entre agosto de 2017 e dezembro de 2017
Objeto da Experiência Elaboração de um Jogral sobre Saúde, Cuidado e SUS, na disciplina Estudos Culturais II, do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS), IFRJ.
Objetivos Promover ações de cultura aos alunos, nos âmbitos social e da saúde;
Potencializar outras representações do conceito ampliado de saúde;
Apresentar aos alunos CTACS diferentes formas de saúde/cultura;
Elaborar um jogral com representatividade de diferentes linguagens culturais.
Metodologia Os alunos do CTACS tiveram aulas semanais na disciplina Estudos Culturais II, semestre 2017.2. Os elementos culturais de referência foram vídeos e textos, poesia e prosa. Divididos em cinco grupos, os alunos elencaram as principais mensagens dos textos/vídeos escolhidos para o jogral: O Mito do Cuidado(1); Ilha das Flores(2); SOS Saúde(3); O Alienista(4); Morte e Vida Severina(5). Em abordagem crítico-reflexiva num momento de desmonte do SUS, o jogral foi apresentado na II Semana do ACS/CReal.
Resultados O Jogral reuniu todos os alunos matriculados no Ciclo II do CTACS. A apresentação contou os cinco elementos citados, em frases como “Nenhum Cuidado a menos”(1); “É bicho ou é homem”(2); “Saúde não é mercadoria”(3); “O SUS perdeu a razão”(4) e “É a terra que querias ver dividida”(5), mescladas a trechos dos elementos originais, feito a várias vozes, compondo um complexo de leituras sobre a situação atual do SUS, as condições de trabalho dos ACS´s e de vida e saúde da população brasileira.
Análise Crítica O desafio do trabalho realizado iniciou-se no próprio entendimento, por parte dos alunos, do que era um jogral. E a partir daí, da compreensão de textos para eles desconhecidos e de linguagem menos palatável, mas da qual puderam se apropriar a ponto de ressignificar o lido-visto e transformá-lo em outra linguagem, plena de sentido para todos, uma vez que foi construído a muitas mãos, com total liberdade de expressão, mediatizados pelos saberes docentes e por suas histórias de vida e trabalho.
Conclusões e/ou Recomendações A culminância da disciplina com este modelo de ação cultural atinge o objetivo de tornar o profissional-aluno ACS produtor de cultura, reconhecendo diferentes fontes, saberes, conhecimento e expressões que originalmente dialogam com a saúde pelo seu conceito ampliado. Permitiu também profunda reflexão sobre a situação atual do SUS, fragilizado por forças capitalistas que retiram direitos e não garantem a permanência de um sistema para todos.
|