26/07/2018 - 13:10 - 14:40 OL1 - Educação e Formação em saúde por meio de outras linguagens I |
23233 - OFICINA: DINÂMICA DOS PRIVILÉGIOS - UM EXERCÍCIO SOBRE A DESIGUALDADE NA SOCIEDADE BRASILEIRA RAFAEL MELLO DA SILVA - UFRGS, LUCAS SANTOS FLORES - UFRGS, CAMYLA BORGES SANTOS - UFRGS, IASMIN OLIVEIRA CARNEIRO - UFRGS
Período de Realização Será realizado, se aprovado, conforme calendário e disponibilidade de espaços no evento.
Objeto da Experiência A efetividade da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no enfrentamento ao racismo, desigualdades étnico-raciais e a saúde integral da população negra.
Objetivos Visibilizar a distribuição desigual de privilégios em nossa sociedade instigando temas que remetam ao racismo de forma direta, compreendendo que ele é um importante fator de violação de direitos e produtor de iniquidades. Da condição de vida, qualidade da assistência à saúde e cuidados prestados.
Metodologia A dinâmica é feita com um grupo de pessoas, de preferência com gêneros/raças variados, em pé, lado a lado, em um espaço delimitado para que todos possam se enxergar. Serão fornecidos balões em mesma quantidade para cada um dos participantes. Em seguida, são feitas perguntas (um total de 35, ou até ter um resultado visível), relativas aos privilégios na sociedade. Dependendo de quais privilégios tiveram acesso, as pessoas escolhem de quem pegar/estourar balões, ou doá-los sistematicamente.
Resultados Não há um resultado plausível nesse exercício. O esperado é fazer uma provocação, um convite a reflexão dos participante e espectadores nas questões que permeiam as desigualdades junto a população negra. Ressaltar a importância da implementação da PNSIPN (Política Nacional de Saúde Integral da População Negra) como ferramenta de fortalecimento do SUS, tendo em vista sua proposta de enfrentamento ao racismo, redução das desigualdades étnico-raciais e promoção à saúde integral da população negra.
Análise Crítica A dinâmica visa conectar as pessoas, e assim tirar delas opiniões e atitudes distintas. Claro que podemos não atingir o objetivo de forma a fixar a informação que queremos passar. Mas experenciar de forma lúdica respeito à diversidade, transparência, diálogo, tolerância, responsabilidade social... já é um ganho imenso. Não “reinventamos a roda”, apenas fazemos ela seguir girando e propagando a necessidade de abordar o tema a todos os presentes.
Conclusões e/ou Recomendações Esta dinâmica visa evidenciar as desigualdades na sociedade, contribuindo para a conscientização da política e das ações voltadas à redução das iniquidades raciais em saúde, avaliando o impacto da PNSIPN. Observa disparidades entre participantes. Um exercício, onde os resultados apontaram a necessidade de investimento em educação permanente como componente fundamental para discutir a qualidade do cuidado na da população negra.
|