Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC7f - Deficiência, trabalho , ciclos de vida

26298 - O PROCESSO DE INCLUSÃO DO SERVIDOR COM DEFICIÊNCIA NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA PERSPECTIVA INSTITUCIONAL
VÂNIA OLIVEIRA RIBEIRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, MONICA ANGELIM GOMES DE LIMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, ANA ANGÉLICA MARTINS DA TRINDADE - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, IVY CRUZ FAISLON - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


Apresentação/Introdução
A criação da Lei de Cotas tornou-se um marco importante para inclusão das pessoas com deficiência (PcD) no trabalho.Contudo, ainda, não se observam mudanças institucionais sólidas,capazes de indicar reelaborações de representações e atitudes sociais.Essa pesquisa aborda a inclusão de PcD numa Instituição de Ensino Superior (IES) no Nordeste brasileiro, região onde se encontra maior percentual de PcD


Objetivos
Descrever o processo de implantação da lei de cotas numa IES e a trajetória institucional que favoreceu a admissão e inclusão desses servidores.


Metodologia
Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, tendo como metodologia o estudo de caso. O local do estudo é uma IES e os participantes são servidores públicos federais com deficiência e gestores relacionados a implantação da Lei de Cotas. Não foram incluídos os trabalhadores terceirizados. Como instrumentos da pesquisa utilizou-se análise documental em normativas, resoluções, portarias da instituição e editais de seleção. Além disso, foram obtidas entrevistas com gestores e profissionais da IES para investigar ações relacionadas ao ingresso e admissão dos servidores com deficiência. Este trabalho foi aprovado no Comitê de Ética, através do parecer 2.243.880.


Resultados
No ano de 2002, iniciou-se a inclusão dos servidores com deficiência na IES em questão. Porém, observam-se avanços e retrocesso institucionais na aplicabilidade da lei, contrariando tendências nacionais, o que impossibilitou a oferta de vagas para PcD ao cargo docente. Observam-se atitudes e ações inclusivas, tais como: mudanças no processo de seleção, tentativa de elaborar e disponibilizar um Edital acessível às necessidades das pessoas com surdez e cegueira; projeto campus acessível; disponibilização de cursos de capacitação na área da inclusão da PcD e alterações na perícia médica. Barreiras de ordem financeira e organizacional limitam a execução das ações.


Conclusões/Considerações
O processo de implantação da política de inclusão inicia-se desde a determinação do número de vagas para PcD, assegurando a acessibilidade ao edital e à execução das provas, além da admissão e permanência desses sujeitos na instituição. O conhecimento das normas legais alicerça a construção da política, sendo permeada ainda por valores morais, políticos e culturais que influenciam o desenvolvimento e a operacionalização.

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