Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC7f - Deficiência, trabalho , ciclos de vida

22236 - SAÚDE COLETIVA E INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO TRABALHO: ASPECTOS DE UMA PESQUISA EMPÍRICA QUALITATIVA
GABRIELA SOUZA DE - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, MONICA ANGELIM GOMES DE LIMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


Apresentação/Introdução
A inclusão no trabalho das pessoas com deficiência ainda não é estatisticamente satisfatória em nível mundial (OMS, 2011). São variados os fatores que explicam a sua exclusão. Como principais fatores: a baixa qualificação profissional, a ineficiência das políticas públicas e dos sistemas de garantias de direitos), falta de informação acerca das potencialidades destas pessoas (VASCONCELOS, 2010)


Objetivos
Descrever o processo de inclusão da pessoa com deficiência em um órgão público federal, conhecer o processo de inclusão da pessoa com deficiência e descrever os desafios presentes no cotidiano laboral deste servidor e as estratégias utilizadas.


Metodologia
Tratou-se de uma pesquisa empírica qualitativa e exploratória que por meio de observação participante e direta, entrevistas em profundidade e semi-estruturada acessou dezesseis servidores com deficiência de uma IFES do estado da Bahia e seis servidores sem deficiência responsável pela lotação dos servidores. Como referencial teórico-metodológico foram utilizados aspectos da abordagem etnográfica (LAPLANTINE, 2004), junto a Etnometodologia (COULON, 1995) e a Análise Ergonômica no Trabalho (GUÉRIN et al, 2001).


Resultados
Percebeu-se que dada a inexistência formais de práticas, protocolos voltados para a população específica de servidores com deficiência e treinamento, os gestores incluem as pessoas com deficiência a partir de seus valores morais ou até mesmo podem não incluí-las por considerarem desafiador lidar com pessoas com deficiência ou não acreditarem que serão capazes de executar as tarefas (BAHIA; SCHOMMER, 2010; DELGADO; GOULART, 2011). Quando incluídas, os gestores desconfiam das suas capacidades e delegam menos tarefas, por outro lado, consideram as pessoas com deficiência como os melhores servidores, caracterizando este contingente populacional como “servidores pela metade” (VASCONCELOS, 2010).


Conclusões/Considerações
Considerando a existência da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - PNSTT (GM/MS, 2012) que pressupõe ações em saúde do trabalhador em todos os níveis de atenção do SUS, verifica-se a necessidade de apropriação da temática e construção de novas formas de saberes e práticas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360