29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC7e - Deficiência, educação |
28207 - O TRATAR DA DEFICIÊNCIA E AS BARREIRAS IMPOSTAS AO CORPO DIFERENTE: AÇÕES DE INTEGRAÇÃO E AUTONOMIA DE SURDOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV). CÍNTIA KELLY INÊS FREITAS - UFV, ANDRESSA DE ABREU - UFV, JULIANA SILVA ROCHA - UFV, VICTOR LUIZ ALVES MOURÃO - UFV, SILVIO GERALDO DE ALMEIDA - UFV, ANA LUISA BORBA GEDIEL - UFV
Apresentação/Introdução O trabalho apresenta o “Dicionário on-line bilíngue Libras/Português”, ferramenta que auxilia na comunicação cotidiana entre Surdos e ouvintes em diversos setores sociais como saúde e serviço social. O aplicativo surge das ações do Projeto Inovar +, formado por professores das áreas de Ciências Sociais, Letras, Biologia Geral e Educação, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação da UFV.
Objetivos Objetivamos, através das teorias da Antropologia e Sociologia aliadas às leis, políticas públicas e Direitos Humanos, explorar problemáticas que tratam o “corpo deficiente” propondo atenuação da estrutura opressora do “desviante do padrão normal”.
Metodologia A análise do aplicativo inclui testes com estudantes, técnicos e professores e outros atores sociais Surdos e ouvintes que fazem parte do cotidiano da instituição, para que esses sejam protagonistas das observações para adequação do aplicativo à realidade. A análise dos dados é feita através do uso da metodologia qualitativa denominada Grupo Focal, que possibilita a coleta de dados com base na atividade exploratória coadjuvando com a etnografia e observação participante.
Os testes de uso do aplicativo pelos futuros usuários, e análise da interface também foram utilizados para análise do uso do aplicativo na comunicação em serviços básicos oferecidos aos Surdos na amplitude cotidiana.
Resultados O desenvolvimento da pesquisa levou a parcerias com a comunidade local, promovendo debates multidisciplinares sobre a transformação da noção biomédica de “deficiência” para uma noção socioantropológica de “diferença”. Como coloca a antropóloga Débora Diniz em seu livro “O que é deficiência” de 2007, a repressão do corpo deficiente que apresenta-se historicamente como uma das ideologias mais opressoras do corpo assim como o sexismo e racismo.
O Dicionário, responde às demandas apresentadas pelos Surdos referente a aquisição da Libras como segunda língua por profissionais da saúde, educação e outros, e na comunicação com seus pares em atividades do dia-a-dia, para a progressão do quadro atual.
Conclusões/Considerações O trabalho baseou-se sobretudo na premissa dos estudos da Antropologia do Corpo, estudando questões que circundam o termo “deficiência” e o enredo social que denuncia a estrutura restrita ao corpo diferente, justificando a necessidade de ações que leva à inserção dos ouvintes a Cultura Surda e autonomia dos Surdos.
O projeto prossegue pelo Edital CAPES/2015 de Fomento à inovação para o desenvolvimento e aplicação de Tecnologias em Educação.
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