Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC7e - Deficiência, educação

23440 - A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DA PESSOA SURDA: PROMOÇÃO DE SAÚDE A PARTIR DA INTERLOCUÇÃO DA FAMÍLIA COM A ESCOLA
BEATRIZ ALVES VIANA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO -UFRJ, IRANLUEDJA DE VASCONCELOS GOMES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, VICTORIA DE VASCONCELOS GOMES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF


Apresentação/Introdução
Conforme censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística existem cerca de 9,7 milhões de brasileiros com deficiência auditiva. Deste total, em média 2 milhões fazem parte da categoria deficiência auditiva de grau severo. Assim, faz-se necessário pensar modos de promoção à saúde que possibilitem a esses sujeitos uma maior inclusão, com a participação da família e da escola.


Objetivos
Discutir acerca de estratégias para promoção de saúde direcionada à pessoa surda, a partir da interlocução da família com a escola, considerando as interfaces entre o âmbito da educação e da saúde.


Metodologia
Pesquisa de cunho qualitativo realizada a partir de entrevista semi-estruturada com duas famílias de pessoas surdas que frequentam a escola comum e dois educadores que lecionam na turma dos alunos cujas famílias participaram da pesquisa. A instituição de ensino mencionada é uma escola estadual regular e de ensino profissionalizante localizada em Fortaleza/CE. Ademais, os resultados foram apresentados a partir da retomada do itinerário terapêutico dos sujeitos, buscando vislumbrar os aspectos estruturais do caso de forma mais abrangente.


Resultados
Observou-se a relevância do papel da família na inclusão da pessoa surda supracitada, principalmente na inserção desse indivíduo em espaços que favoreceram seu desenvolvimento e aprendizagem. O percurso destas famílias até chegar à escola foi repleto de desafios, tendo em vista a falta de amparo de políticas públicas ou por desconhecerem a existência destas. Conforme o observado, considera-se que a produção de saúde, a partir da interlocução da família com a escola, acontece mediante o compromisso do governo com a criação de políticas públicas que assistam a pessoa surda, a família e a escola, que possibilitam, portanto, um sujeito capaz de interagir com o ambiente que o cerca de forma favorável.


Conclusões/Considerações
Podemos inferir que a pessoa surda pode levar uma vida comum desde que haja diagnóstico precoce, aceitação e engajamento por parte da família; amparo da escola e professores capacitados; além de políticas públicas que criem contexto para que família e escola trabalhem juntas na promoção de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360