Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC7e - Deficiência, educação

22621 - MAPEAMENTO DE PRÉ-ESCOLARES COM ALTERAÇÕES AUDIOLÓGICAS MATRICULADOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE MACAÉ/RJ
PAULA SILVA FIGUEIREDO - UFRJ, HUGO DEMÉSIO MAIA TORQUATO PAREDES - UFRJ, ANGELICA NAKAMURA - UFRJ, MARIA FERNANDA LARCHER DE ALMEIDA - UFRJ, RAQUEL MIGUEL RODRIGUES - UFRJ, KELLY PIRES COURA AGUIAR - SEMED MACAÉ, VIVIAN DE OLIVEIRA SOUSA CORRÊA - UFRJ, NEREIDA LÚCIA PALKO DOS SANTOS - UFRJ, INÊS LEONEZA DE SOUZA - UFRJ, JANE DE CARLOS SANTANA CAPELLI - UFRJ


Apresentação/Introdução
A audição é um dos principais canais de informação do ser humano, estando relacionado ao desenvolvimento do raciocínio lógico, fala, comunicação, dentre outros. O Programa de Saúde na Escola (PSE) constitui-se em uma política intersetorial da Saúde e da Educação, tendo como uma de suas propostas, a realização da ação “Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração”.


Objetivos
Mapear pré-escolares com manifestações de comportamentos relacionadas a alterações audiológicas em uma escola municipal de educação infantil de Macaé.


Metodologia
Realizou-se um estudo descritivo, de base escolar, dezembro de 2017, em parceria com o PSE. Um formulário foi desenvolvido para o estudo, adaptado de Oliveira & Oliveira (2009), contendo as variáveis: nome do professor, nome da escola, turno (Manhã ou tarde), data da avaliação, turma e bairro; e possuindo um quadro com o número das crianças no Diário de Classe, idade (em anos), e 19 opções de manifestações de comportamentos durante as aulas. Cada professor, responsável por uma turma de educação infantil, recebeu o formulário para avaliar possíveis alterações audiológicas de cada pré-escolar. O presente projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob CAAE:79564717.9.0000.5244.


Resultados
Todas as crianças (n=193) das 10 turmas existentes na escola, foram avaliadas, verificando-se que pelo menos 34,7% das crianças apresentaram uma manifestação de comportamento relacionada a alterações audiológicas, durante a aula. Em uma turma do turno da manhã, com crianças apresentando idades entre 4 e 5 anos, detectou-se que a totalidade (n=19) apresentou pelo menos duas manifestações de comportamento relacionada a alteração auditiva. Todas a crianças que apresentaram manifestações no comportamento (n=67) foram agendadas para a avaliação médica, na unidade básica de saúde da família próxima à escola, e parceira do projeto.


Conclusões/Considerações
A proporção de crianças com manifestações de comportamento relacionada a alterações audiológicas, durante as aulas, representou cerca de 1/3 do grupo avaliado. O agendamento do grupo de crianças com pelo menos uma manifestação de comportamento, constitui-se em uma triagem auditiva inicial do PSE, para o seu encaminhamento à estratégia de saúde da família, visando detectar crianças com deficiência auditiva e encaminhar ao serviço especializado.

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