29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC7e - Deficiência, educação |
22059 - AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MANAUS: UMA EXPERIÊNCIA DA PARCERIA ENTRE PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO ADENILDA TEIXEIRA ARRUDA - SEMED, UFAM, MARIA GLENY BARBOSA SOARES - SEMED, SUSAM, ANTÔNIA EGLEY NASCIMENTO DA SILVA - SEMED
Período de Realização As atividades iniciaram em 2007 e continuam em processo de aperfeiçoamento até os dias atuais.
Objeto da Experiência Profissionais da educação e saúde atendem conjuntamente crianças e adolescentes com deficiência e/ou transtorno do espectro autista.
Objetivos Promover, através da intervenção de equipe interprofissional, a reabilitação e desenvolvimento das potencialidades de crianças e adolescentes com deficiência e/ou com transtorno do espectro autista para facilitar o processo de inclusão escolar e social.
Metodologia As atividades são realizadas por equipe multidisciplinar constituída por psicólogos, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, assistentes sociais, pedagogos e psicopedagogas, pautado em um trabalho de complementaridade de saberes para as diversas dimensões que envolvem os sujeitos. Inicialmente é realizada uma avaliação pela equipe para se identificar as potencialidades e desafios de cada um, em seguida, o sujeito é encaminhado para atendimento clínico e/ou pedagógico de acordo com suas necessidades.
Resultados Grandes benefícios são observados como cooperação e crescimento para profissionais, familiares e para aqueles com deficiência. São observadas mudanças no desenvolvimento global do sujeito que ajudam no processo de socialização e inclusão. Cada profissional, de acordo com sua práxis, contribui para o avanço dos envolvidos, destacando-se aqui que isoladamente os campos de conhecimentos não dão conta de produzir as respostas necessárias à condição complexa que envolve a pessoa com deficiência.
Análise Crítica A intervenção interdisciplinar precoce tem ajudado fortemente crianças e adolescentes com deficiência ou autismo. No entanto, muitos desafios estão presentes, destacando-se a grande demanda de crianças e adolescentes e o número insuficiente de profissionais para atender o quantitativo que aumenta de forma desproporcional. Além disso, alguns profissionais ainda desconhecem os benefícios trazidos por um trabalho realizado em equipe.
Conclusões e/ou Recomendações O atendimento interdisciplinar promove a reabilitação e permite a conquista de melhores resultados para aqueles que possuem uma deficiência. É fato que o fortalecimento de políticas públicas pode oportunizar novos trabalhos de natureza interdisciplinar como alternativa e eficiência para auxiliar no atendimento de crianças e adolescentes com deficiência ou autismo.
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