28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC7d - Deficiência, acessibilidade, questões de genero |
22981 - ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÂO A DISTANCIA EM SAÚDE: APRIMORANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E GARANTINDO A PARTICIPAÇÃO EM FÓRUNS TATIANE REZENDE NUNES DE SOUZA - ENSP/FIOCRUZ, DIOGO GALVÃO - ENSP/FIOCRUZ, JONATHAS SCOTT - ENSP/FIOCRUZ, SIMONE AGADIR DE AZEVEDO SANTOS - ENSP/FIOCRUZ
Período de Realização A experiência ocorreu em 2016, durante um curso na modalidade a distância, da ENSP/Fiocruz.
Objeto da Experiência Interface desenvolvida para a participação de pessoas com deficiência visual nos fóruns dos cursos na modalidade a distância da ENSP/Fiocruz.
Objetivos Possibilitar a participação de pessoas com deficiência visual nos fóruns e aprimorar a experiência no ambiente virtual de aprendizagem dos cursos na modalidade a distância da Escola Nacional de Saúde Sérgio Arouca - ENSP, da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.
Metodologia A interface foi pensada a partir da identificação de alunos com deficiência visual e elaborada com base na abordagem centrada no usuário. Os testes de validação foram realizados por uma aluna (amostragem não probabilística por conveniência). Esta interface foi desenvolvida pela Coordenação de Desenvolvimento educacional e Educação a Distância (CDEAD/ENSP/Fiocruz) e o conhecimento gerado a partir da experiência tem sido partilhado com outras unidades técnico-científicas da instituição.
Resultados A interface desenvolvida garantiu a participação efetiva da aluna nos fóruns do curso, propiciando maior interação com ampliação da possibilidade de aprendizagem e troca de experiências no campo da saúde. Foi realizada uma avaliação com a aluna que relatou uso “intuitivo” da interface para leitura/resposta/edição das mensagens nos fóruns, considerando que sua utilização foi fundamental para sua participação no curso.
Análise Crítica Em uma sociedade voltada à difusão de informações e conhecimentos, a acessibilidade é um fator de relevância, além de ser uma obrigação legal (Lei n. 12.527/2011) com padrões estabelecidos pelo governo federal no eMAG (modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico - portaria n. 3/2007). A legislação prevê ainda que o sistema educacional seja inclusivo em todos os níveis e modalidades (lei n. 13.146/2015, art.28). Assim, as instituições públicas têm a necessidade de se debruçar sobre o tema.
Conclusões e/ou Recomendações Apesar do aspecto legal, os temas inclusão e acessibilidade ainda são um desafio para as instituições de ensino. A CDEAD tem buscado avançar por meio de diferentes ações. Dentre as quais, destaca-se a criação do GT Acessibilidade para estudar e desenvolver atividades nos eixos: tecnologias educacionais, elaboração de materiais didáticos e formação docente contribuindo assim, no fortalecimento da cultura de inclusão na educação em saúde.
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