28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC7d - Deficiência, acessibilidade, questões de genero |
22973 - AÇÕES DA FIOCRUZ POR UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE UM COMITÊ TEMÁTICO TATIANE REZENDE NUNES DE SOUZA - ENSP/FIOCRUZ, ANNÍBAL AMORIM - FIOCRUZ/IDEASUS, HILDA DA SILVA GOMES - COC/FIOCRUZ, MARINA MARIA RIBEIRO GOMES DA SILVA - ICICT/FIOCRUZ, SÔNIA REGINA DA CUNHA BARRETO GERTNER - COGEPE/FIOCRUZ, TÂNIA REGINA LAUX MADEIRA - BIO-MANGUINHOS/FIOCRUZ
Período de Realização As ações do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão vêm sendo desenvolvidas desde 2016.
Objeto da Experiência Criação de uma política de acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência na Fiocruz, tendo como estratégia a constituição do Comitê.
Objetivos Relatar as ações do Comitê, seus avanços e desafios, de modo a fortalecer a elaboração e implementação da política de acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência na Fiocruz e possibilitar a troca de experiências com outras instituições, aprimorando as iniciativas em desenvolvimento.
Metodologia Foi adotada uma metodologia participativa, visando: mudanças culturais, a partir da elaboração de um plano de ação; a integração/sinergia entre os trabalhadores da Fiocruz; e o estabelecimento de canais de comunicação, escuta e participação da comunidade Fiocruz e sociedade em geral, particularmente com organizações e indivíduos com conhecimento e atuação no campo dos direitos das pessoas com deficiência, já que uma das diretrizes para a política é o lema “Nada sobre nós, sem nós”.
Resultados O Comitê, criado pela Portaria nº 714/2017, conta com profissionais de diferentes unidades da Fiocruz e realiza ações como: defesa por mais acessibilidade na instituição (em editais e processos seletivos, espaços de circulação e nas exposições a partir de estratégias inclusivas); empregabilidade de pessoas com deficiência; articulação com movimentos sociais; curso de Libras; realização de atividades pelos direitos de pessoas com deficiência; e proposta de curso de pós-graduação lato sensu.
Análise Crítica Apesar de todos os avanços, implementar a Política de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da Fiocruz ainda se apresenta como um desafio. Desta forma, para consolidar a política em todas as unidades regionais da Fiocruz e formular e consolidar um Plano de Ação, foram criados os seguintes grupos de trabalho no Comitê: Educação e Pesquisa; Informação e Comunicação; Infraestrutura e Patrimônio; e Articulação, Política e Captação de Recursos.
Conclusões e/ou Recomendações A Política de Acessibilidade e Inclusão está em elaboração e a criação do Comitê evidencia uma importante etapa. Ações como a acessibilização de sites institucionais e a adequação da Fiocruz ao desenho universal vão ao encontro da legislação para os direitos de pessoas com deficiência e dos princípios do SUS. Para a consolidação da Política e do Comitê,é necessário fortalecer o apoio institucional e o intercâmbio com outros atores sociais.
|