28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC7c - Deficiência, acesso, política, planejamento e gestão |
27632 - CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO (CER): INDO ALÉM DO ACESSO PARA ATENDER O MUNICIPIO DE ALÉM PARAÍBA E DA REGIÃO CARLOS EDUARDO GOMES SENRA - CER/APAE, MARIA CRISTINA MACHADO DA SILVA - CER/APAE, MARCO ANTONIO BOUQUARD CUNHA - CER/APAE, SANNY DE FÁTIMA GONÇALVES FOUREAUX - CER/APAE, URSULA BERNADETE MARTINS REIS - CER/APAE, OBERDAN MOREIRA ROCHA - SES/MG, RENAN GUIMARÃES DE OLIVEIRA - SES/MG
Período de Realização 01 de fevereiro de 2016 até a presente data.
Objeto da Experiência “Centro Especializado de Reabilitação da APAE de Além Paraíba-MG” na Rede de Atenção Primária à saúde.
Objetivos Apresentar o “Centro Especializado de Reabilitação da APAE de Além Paraíba-MG” para a Rede de Atenção Primária do município e da região, capacitar os profissionais e realizar a busca ativa de possíveis usuários ao serviço.
Metodologia Projeto de intervenção fundamentado nos pressupostos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2005) concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Pesquisadores e os participantes representativos da situação ou problema foram envolvidos de modo cooperativo ou participativo. A equipe do CER visitou “in loco” (gestor, enfermeiro, terapeuta ocupacional e fisioterapeutas) às unidades das ESF´s, outras APAES e centros comunitários de saúde.
Resultados Foram realizadas 08 visitas às USFs, APAES e centros comunitários para capacitar e instruir os profissionais de saúde das unidades locais e da região. Nas unidades locais, durante as visitas ocorreu a inserção de 25 usuários após avaliação e indicação de cadeiras de rodas, de banho e motorizada. Na região, principalmente no município de Pirapetinga/MG, foram dispensadas 19 cadeiras de rodas comum, 02 cadeiras de rodas para tetraplégico, 21 cadeiras de banho e 01 cadeira de roda motorizada.
Análise Crítica O CER estabeleceu este projeto para atender as diretrizes para o funcionamento da rede de cuidados à pessoa com deficiência (BRASIL, 2012). A falta de informação, o estabelecimento dos fluxos e a necessidade de um transporte adequado foram dificuldades encontradas pelas unidades de saúde e este projeto viabilizou o acesso aos usuários da rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (MINAS GERAIS, 2012). Além disso, o CER pode aumentar a sua meta de distribuição de equipamentos de órtese e prótese.
Conclusões e/ou Recomendações Havia dificuldade do CER para atingir as metas pactuadas com o SUS e para isso foi necessário intervir na realidade. O projeto mostrou-se exitoso tendo em vista as dificuldades encontradas pelos gestores para promover o acesso ao CER. Os profissionais são chaves fundamentais para identificação e encaminhamento ao serviço de referencia. O CER itinerante contribuiu para o acesso e reforçou o compromisso público da unidade com os princípios doutrinários do SUS.
|