28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC7c - Deficiência, acesso, política, planejamento e gestão |
24529 - O PAPEL DA GESTÃO ESTADUAL NA QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE PLANEJAMENTO NO ESTADO DA BAHIA FERNANDA DOS REIS SOUZA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DA BAHIA, MIRELLA TAPIOCA FONTES - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DA BAHIA, NADJA QUEIROZ DE OLIVEIRA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DA BAHIA, BRUNO REIS DOS SANTOS - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DA BAHIA
Período de Realização Dezembro de 2017 até os dias atuais
Objeto da Experiência Apresentar o planejamento da Área Técnica Saúde da pessoa com deficiência (ATSPD) do Estado da Bahia com vistas a qualificação da rede de atenção.
Objetivos O objetivo do planejamento foi estruturar ações, metas e indicadores para a qualificação da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência (RCPD) no estado da Bahia, considerando desafios importantes como o contexto da Síndrome Congênita do Zika Vírus e a necessidade de potencialização da atenção básica.
Metodologia O processo de planejamento da ATSPD se deu a partir de 3 etapas: (1) levantamento de necessidades junto aos pontos de atenção da RCPD em encontro realizado em dezembro de 2017, com representantes de todo o estado; (2) análise do relatório das oficinas, com definição de eixos prioritários para atuação; (3) definição de ações, metas e indicadores por eixo prioritário para a definição da atuação da equipe estadual ao longo do ano.
Resultados O planejamento contou com os seguintes eixos: (1) acompanhamento de serviços especializados em reabilitação; (2) articulação dos pontos de atenção da RCPD; (3) estratégias de fortalecimento de ações relacionadas ao ZIKV; (4) controle social, participação e comunicação; (5) trabalho interno. Ao final, foram definidos sete indicadores principais, bem como o estabelecimento de rotinas, com periodicidade definidas, para a incorporação das ações e do monitoramento no processo de trabalho diário.
Análise Crítica A dinamicidade da atuação na gestão estadual é capaz de mover os seus agentes a atuar a partir de demandas vivenciadas e das “emergências” que se sobressaem ao longo do processo de trabalho. Por isso, a intensificação de investimentos em planejamento são necessários para que desafios para a qualificação da RCPD possam ser analisados de forma estratégica e os resultados da ação estadual possam ser aferidos de forma sistemática e subsidiar novas iniciativas.
Conclusões e/ou Recomendações A sistematização dos desafios da RCPD para a ação estratégica tem favorecido o entendimento quanto aos objetivos periódicos da ATSPD pelos seus técnicos, bem como tem trazido uma compreensão mais adequada dos diferentes atores quanto ao papel da gestão estadual na articulação da rede. Por isso, a visibilidade dos indicadores, bem como das ações estratégias faz-se necessária tendo em vista a necessidade de aperfeiçoamento da iniciativa em curso.
|