Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC7c - Deficiência, acesso, política, planejamento e gestão

23946 - AS REDES DE APOIO SOCIAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O GENOGRAMA E O ECOMAPA COMO INSTRUMENTOS PARA A FONOAUDIOLOGIA
MARIA LUIZA LOPES TIMOTEO DE LIMA - UFPE, JULLIANNA MEDRADO FARIAS - UFPE, RENATA ANDRADE SILVA MACIEL - UFPE, EMILAINE DE LIMA FERREIRA - UFPE, CYNTHIA BARBOZA DO NASCIMENTO - UFPE, MIRELLA BEZERRA RODRIGUES VILELA - UFPE, VANESSA DE LIMA SILVA - UFPE, ANA NERY BARBOZA DE ARAÚJO - UFPE


Apresentação/Introdução
A compreensão do funcionamento da família, suas características do ponto de vista sociocultural e econômico, e sua relação com os equipamentos sociais, são determinantes tanto para a ampliação do planejamento das ações em saúde, quanto para a ampliação da clínica e ações terapêuticas fonoaudiológicas.


Objetivos
Analisar a constituição das famílias e das redes de apoio social de pessoas com deficiência e implicações para o trabalho da Fonoaudiologia.


Metodologia
As atividades foram desenvolvidas na Clínica de Fonoaudiologia da UFPE, com 10 crianças com algum tipo de deficiência. Foi realizada entrevista abordando questões familiares, condições socioeconômicas, a deficiência e assistência à saúde. Os dados coletados foram registrados por meio da descrição de cada caso, e da construção dos instrumentos ecomapa e genograma utilizando os símbolos indicados por Schlithler, Ceron e Gonçalves (2011). Os registrados do genograma e ecomapa foram construídos com o auxilio do programa GenoPro.


Resultados
A maioria das famílias apresenta histórico de doença crônica hereditária, sendo a diabetes e hipertensão as mais comumente encontradas. Em alguns casos, foram observadas situações de abandono pelos genitores e enfraquecimento de relações com estes e outros membros da família, por questões relacionadas ao preconceito. Observou-se restrição do uso de equipamentos sociais como praças e praia devido à dificuldade encontrada no acesso. Dentre os equipamentos sociais, a escola e os serviços de saúde apresentam forte relação com os indivíduos estudados, e são os mais utilizados por estes, com destaque para os hospitais de referência e clínicas terapêuticas.


Conclusões/Considerações
Desta forma, o genograma e ecomapa permitiram uma melhor visualização dos padrões de vulnerabilidade, situações de risco, disparando reflexões mais detalhadas, de forma a abranger a visão clínica terapêutica dos profissionais que se utilizam destes equipamentos, dentre eles, o fonoaudiólogo.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360