Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC7c - Deficiência, acesso, política, planejamento e gestão

21830 - INTERVENÇÃO PRECOCE EM AUTISMO EM SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE: RELATO DOS PRIMEIROS PASSOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
EDINIZIS BELUSI DE MELO - UNB, LETÍCIA CORREA CELESTE - UNB


Período de Realização
O programa descrito neste trabalho vem sendo desenvolvido desde junho/2015 até o momento presente.


Objeto da Experiência
Implementação de um modelo de intervenção precoce em autismo realizada em um CER-II no Distrito Federal.


Objetivos
Descrever a implementação de um modelo de intervenção precoce estruturado (ESDM), em aplicação de baixa intensidade, para crianças com transtorno do espectro autista em uma unidade CER-II e discutir os impactos de tal abordagem para a saúde coletiva.


Metodologia
O presente relato de experiência terá como foco a descrição das fases iniciais do processo de implantação de um programa baseado no nas práticas do Modelo Denver de Intervenção Precoce para crianças com transtorno do espectro autista (ESDM) em crianças com diagnóstico de TEA que receberam intervenção precoce (com início da intervenção marcada por até 24 meses de idade da criança). Também serão apresentados os resultados preliminares deste programa de intervenção.


Resultados
O referido programa teve início com o treinamento de 8 profissionais nos princípios do ESDM. Em seguida, foram recebidas 25 crianças que tiveram intervenção semanal com duração de 45 a 60 min, com presença dos cuidadores (treinamento parental). Observamos nessas crianças, por meio de check-list aplicado pré e pós terapia, ganhos em habilidades de comunicação verbal e não verbal; socialização; motricidade global e fina e redução dos sintomas autísticos.


Análise Crítica
Nem todas as crianças apresentaram a mesma consistência nos resultados. Os maiores entraves para adoção efetiva do método foi a dificuldade em sistematizar as estratégias e garantir a aplicação integral dos princípios que viabilizem a reprodução dos resultados descritos pela literatura. Os resultados dessa primeira etapa são promissores, mas sugerem a necessidade de adoção de formação continuada e de métodos de análise do desempenho dos profissionais quanto ao método adotado.


Conclusões e/ou Recomendações
A adoção de um modelo de intervenção precoce estruturado de baixa intensidade que inclui o treinamento parental mostra-se uma estratégia bastante econômica e efetiva para a redução dos agravos do TEA em longo prazo. Um programa de intervenção estruturado permite sua replicação e o início precoce do tratamento promove minimização importante dos sintomas da patologia.

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