Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC7a - Deficiência e práticas de cuidado

28610 - UM OLHAR PARA A DEFICIÊNCIA VISUAL EM UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
NAZLE LEITE BOUERI - CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE FRANCA (UNI-FACEF), BRUNA CAROLINA COSTA - CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE FRANCA (UNI-FACEF), LIVIA MARIA LOPES - CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE FRANCA (UNI-FACEF)


Período de Realização
Ocorreu durante o 1º semestre de 2017 durante atividades curriculares do 1º ano do curso de Medicina


Objeto da Experiência
Relatar a vivência dos alunos durante a primeira visita domiciliar à uma paciente com deficiência visual moradora na área de abrangência que atuam.


Objetivos
Descrever a experiência vivida pelos alunos da medicina durante a visita domiciliar à uma paciente com deficiência visual segundo a sua relação com a Estratégia de Saúde da Família.


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, formulado a partir de uma visita domiciliar (VD) feita por um grupo de 3 alunos, juntamente com a presença da professora. Tal VD foi previamente planejada e teve como objetivo conhecer a relação entre E., moradora do bairro Palma, e a Estratégia Saúde da Família núcleo Palma, atividade essa integrante da disciplina Interação Em Saúde e Comunidade (IESC) do curso de medicina do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF).


Resultados
Com base no relato de E. nota-se a ESF Palma procura cumprir os princípios e diretrizes do SUS, encontrando soluções alternativas para garantir a visita domiciliar a E. A promoção do empoderamento, contudo, poderia ser melhorada ainda mais, pois as potencialidades de E. viabilizam grande exploração.


Análise Crítica
A paciente, 58 anos, possui amaurose, desde seu nascimento e excelente adaptação, apresentando independência em tarefas domésticas, e também concede uma boa relação de transferência, contribuindo para o empoderamento proposto pelos ACS, enfermeiro e médico durante as VD. A mesma organiza os remédios de acordo com horário e sabe qual a medicação está tomando pela leitura em Braille presente na embalagem, empoderando a ação da usuária.


Conclusões e/ou Recomendações
Diante da observação foi observada a inclusão do empoderamento diante das necessidades dessa paciente, fornecendo subsídios para adesão ao tratamento e maior independência. Este caso demonstra a vantagem do empoderamento e a empatia diante das necessidades diferenciadas de D.E, proporcionando

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360