28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO7c - Acesso, acessibilidade, funcionalidade |
24561 - MUITO ALÉM DO AUTISMO: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO EM SAÚDE TÂMARA ALBUQUERQUE LEITE GUEDES - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA (FCM-PB), CATARINA NÓBREGA LOPES - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA (FCM-PB), DANIELLE TOMAZ ALVES - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA (FCM-PB), DÉBORA COSTA MARQUES - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA (FCM-PB), KAROLINA SAAD RACHED - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA (FCM-PB), MATTHEUS DE LUNA SEIXAS SOARES LAVOR - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA (FCM-PB), PEDRO HUGO VIEIRA DA SILVA - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA (FCM-PB)
Período de Realização As atividades foram realizadas a partir de setembro de 2017 até o presente momento.
Objeto da Experiência Apresentar o Projeto de Extensão Muito Além do Autismo (PEMAA) na formação de profissionais de saúde.
Objetivos Promover uma conscientização sobre o autismo e propagar as vivências dos estudantes extensionistas e sua importância para fortalecer a formação em saúde. Além disso, analisar a percepção e conhecimento do tema sob a ótica dos estudantes envolvidos no processo de cuidado do autismo.
Metodologia O projeto é desenvolvido pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, em parceria com uma ONG no município de Cabedelo, apoiando as ações em saúde para indivíduos com autismo e suas famílias. A carga horária das atividades é dividia entre extensão e pesquisa, enfocando: Educação em Saúde com familiares e Prática de atividades físicas e o “brincar”. Os estudantes foram engajados na perspectiva da educação popular em saúde, com consequente troca de experiências e saberes com a comunidade.
Resultados Os estudantes relataram que o projeto permitiu ampliar a percepção sobre o contexto de vida das famílias e autistas. A interação social e comunicação do autista estão frequentemente prejudicadas, permitindo ao estudante desenvolver habilidades comunicativas e relacionais necessárias à formação do profissional de saúde, por meio do afeto, vínculo e empatia, dando espaço para as emoções e subjetividades na relação profissional-paciente, ampliando olhar para o cuidado integral do autista.
Análise Crítica O projeto se destaca na relevância do tema produzindo novos conhecimentos e aprendizagens. Além da abordagem sobre o tratamento no autismo, este projeto contribuiu para a mudança no olhar dos estudantes ainda em sua formação, fazendo uma aproximação com uma realidade social das famílias que sofrem pela falta de informação, preconceito e com consequente isolamento social, favorecendo também a formação discente para atuar de forma humanizada e crítica para intervir nesta realidade.
Conclusões e/ou Recomendações A participação dos alunos nas ações do projeto fortalece a formação acadêmica dos discentes e promove um olhar mais reflexivo sobre o cuidado com pessoas com autismo. A Extensão proporciona um crescimento nítido do conhecimento por parte dos extensionistas, uma vez que torna possível aprender com as experiências vivenciadas, desenvolvendo uma escuta qualificada, empatia, habilidades de comunicação não-verbal e um olhar amplo das diferenças.
|