Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO7a - Crianças, adolescentes, formação

28835 - ENSINO DE GRADUAÇÃO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DEFICIÊNCIA: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
EVERTON LUIS PEREIRA - UNB


Período de Realização
O trabalho foi realizado entre os anos de 2016 e 2018.


Objeto da Experiência
Trata-se de um relato de experiência de orientação de trabalhos de iniciação científica com estudantes de Saúde Coletiva sobre deficiência.


Objetivos
reconhecer as formas como os estudantes de Saúde Coletiva compreendem a deficiência e como visualizam a possibilidade de atuação do Sanitarista na temática, especialmente em um contexto multidisciplinar.


Metodologia
foram analisados os encontros de orientação e os relatórios de iniciação científica produzidos pelos estudantes. No percurso da produção do material, levou-se em consideração a forma como os posicionamentos individuais (orais e escritos) caminharam em direção a determinadas compressões de deficiência. Utilizamos a observação e os registros escritos como instrumentos de análise.


Resultados
Pode-se perceber que existe dificuldade dos estudantes em ampliar o olhar da deficiência para além das questões corporais. Uma das alternativas possíveis foi a análise de normativas sobre a temática, entretanto, mesmo dessa forma, existiu uma tendência em proceder olhares que inseriam as pessoas com deficiência em um lugar do cuidado especializado e, especialmente, biomédico.


Análise Crítica
São necessários investimentos no que se refere a readequação curricular para que seja possível refazer as concepções sobre deficiência, doença e limitação. Uma proposta de pensar as formas como a questão da deficiência é trabalhada nos cursos de saúde é essencial para que outras concepções sobre a questão – especialmente oriunda do modelo social da deficiência – seja possível na formação dos profissionais de saúde.


Conclusões e/ou Recomendações
Sabe-se da dificuldade em ampliar o olhar da deficiência para além da perspectiva biomédica. Entretanto, estudos do modelo social demonstram avanços possíveis quando da mudança de olhar para essa população. Recomenda-se um investimento em pesquisas e em processos de ensino que auxiliem na mudança de paradigma na questão.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360