Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO7a - Crianças, adolescentes, formação

23715 - DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE CUIDADO NA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE SALVADOR PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E SEUS FAMILIARES
CAMILE BATISTA CABRAL - ISC/UFBA, MICHELLE CASTRO MONTOYA FLORES - ISC/UFBA, ANA PAULA MEDEIROS PEREIRA - ISC/UFBA, PAULA SANDERS PEREIRA PINTO - ISC/UFBA, ZELMA SOARES - IPS/UFBA, FERNANDA REIS - ISC/UFBA, ANA VERENA ROCHA CARVALHO - CEPRED, MARCOS PAULO ALMEIDA SOUZA - ISC/UFBA, DARCI SANTOS - ISC/UFBA, TATIANA ARAÚJO FREAZA - UNIME


Período de Realização
Início em Outubro de 2017 até a presente data;


Objeto da Experiência
Grupos de estimulação de crianças com atraso no desenvolvimento e/ou deficiência e apoio psicológico aos familiares no contexto da Atenção Básica(AB).


Objetivos
Instituir novas tecnologias de cuidado de base territorial; Potencializar o estímulo ao desenvolvimento através do vínculo com o(a) cuidador(a); Ampliar o olhar para as potencialidades da criança e sua participação nas atividades de vida diária; Ofertar espaço de apoio psicológico aos familiares.


Metodologia
Oferta semanal de grupos abertos nos Distritos Sanitários de Salvador, com sessões de duas horas alternando-se entre (1) estimulação do desenvolvimento com a díade cuidador-criança, que utiliza o brincar como técnica e estratégia de intervenção e metodologia participativa, visando apropriação dos manejos pelos cuidadores e incorporação na rotina doméstica; (2) espaço de escuta psicológica às famílias, com foco na saúde mental, qualidade de vida e ampliação de rede de apoio para o(a) cuidador(a).


Resultados
Até o momento testou-se a implementação da proposta em apenas um distrito sanitário, trabalhando-se os eixos relativos a postura transferências, e comunicação, além do apoio psicológico aos familiares. Os participantes relataram, que todo processo proporcionou maior segurança para gerenciar o cuidado, com aumento da oferta domiciliar de estímulos, melhoria das relações interpessoais e produção de mudança nos projetos de vida.


Análise Crítica
Dentre os desafios na implantação da proposta, identificou-se pouca disponibilidade das famílias em participar nos dias e horários propostos, geralmente associada à sobrecarga do cuidado; dificuldade de acessibilidade ao local do grupo, em virtude da configuração territorial do distrito sanitário e de barreiras arquitetônicas; e baixa cobertura da Estratégia de Saúde da Família no município, dificultando também a busca ativa e a vinculação com a atenção básica.


Conclusões e/ou Recomendações
O cuidado da criança com deficiência ainda está fortemente associado à rede especializada e ao modelo biomédico. Entretanto, existe uma potência no cuidado no território, especialmente em relação à acessibilidade e participação social, sendo necessário novas estratégias para o envolvimento de mais atores e da comunidade no processo, visando aumentar a adesão da população beneficiária e promover um cuidado inovador na AB.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360