Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29l - Cuidado em saúde mental - família, infância e adolescência

27186 - TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS MENORES E A VARIAÇÃO DA FISSURA EM USUÁRIOS DE CRACK
KARINE LANGMANTEL SILVEIRA - UFPEL, MICHELE MANDAGARÁ DE OLIVEIRA - UFPEL, POLIANA FARIAS ALVES - UFPEL, GABRIELA BOTELHO PEREIRA - UFPEL, SILVANA FONSECA TIMM - UFPEL


Apresentação/Introdução
Definido como um forte desejo para consumir o crack, a fissura pode ser considerada fator para o uso compulsivo e dependência. Pensamentos ansiosos, sintomas somáticos e decréscimo da energia podem estar relacionados a variação dos níveis de fissura, por isso faz-se necessário conhecer a relação entre a presença de transtornos psiquiátricos menores com a fissura em usuários de crack.


Objetivos
Descrever a relação entre a presença de transtornos psiquiátricos menores com a variação dos níveis de fissura em usuários de crack.


Metodologia
Estudo quantitativo, transversal e descritivo, parte integrativa da pesquisa intitulada “Perfil dos Usuários de Crack e padrões de Uso” financiada pelo CNPQ. Foram aplicados questionários a 505 usuários de substâncias psicoativas, destes, 133 eram usuários de crack, amostra essa selecionada para este resumo. A escala utilizada para mensurar a fissura foi a Cocaine Craving Questionnaire Brief (CCQ-Brief) que é dividia em 4 níveis: mínimo, leve, moderado e grave. E para a mensuração dos transtornos psiquiátricos menores a escala utilizada foi a Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) que é composta por 20 questões.


Resultados
Ao analisar os resultados do estudo constatou-se que 43,6% dos entrevistados apresentaram rastreio positivo para presença de transtornos psiquiátricos menores e que 86% do total da amostra foi categorizado com nível de fissura de moderado a grave. A relação destas duas variáveis demonstrou diferenças proporcionais estatisticamente significantes (p=0,014). Observou-se que a maioria dos usuários com rastreio positivo para presença de transtornos psiquiátricos menores apresentavam níveis de fissura graves (58,6%), já os usuários que com SRQ negativo concentraram-se no nível de fissura moderado (52%).


Conclusões/Considerações
O adoecer em função do uso de substâncias têm aspectos que ultrapassam o efeito no organismo. As substâncias psicoativas, as representações e os significados sociais que estas possuem são de fundamental importância para o desenvolvimento dos agravos que possam vir ocorrer. Portanto faz-se necessário um planejamento conjunto de profissionais da rede de saúde, ancoradas nas necessidades dos usuários, procurando a melhoria das condições de vida.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360