29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC29l - Cuidado em saúde mental - família, infância e adolescência |
26532 - A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS TERAPÊUTICOS SINGULARES DOS CASOS GRAVES E A DIREÇÃO DE TRATAMENTO NOS CAPSI: ARTICULAÇÕES ENTRE PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL. ANA CAROLINA AFONSO LIMA DIAS - PUCSP- PESQUISA DESENVOLVIDA SOB A ORIENTAÇÃO DO PROF. DR. RAUL ALBINO PACHECO FILHO NO NÚCLEO DE PSICANÁLISE E SOCIEDADE DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL DA PUCSP.
Apresentação/Introdução Esta pesquisa apresentará um estudo teórico-clínico, a partir de um caso clínico embasando-se na proposta de direção de tratamento formulada pela psicanálise lacaniana pensando os operadores clínicos que comparecem na construção dos projetos terapêuticos singulares-PTS dos casos ditos graves nos dispositivos específicos no cuidado a essa população na esfera pública, os Capsi.
Objetivos Pesquisar os operadores clínicos que podem estar presentes na construção dos PTS de casos ditos graves em um Capsi, trazendo à tona tensionamentos relativos a questões universais como: do que tratamos e para que tratamos.
Metodologia Essa pesquisa apresenta uma proposta qualitativa baseando-se na construção do caso clínico na psicanálise. O método da construção do caso clínico apresentado por Viganó em seu texto de 1999 oferece balizas para a composição de uma leitura psicanalítica sobre os fenômenos psíquicos, através da transferência, que comparecem nestes sujeitos objetivando a constituição de um saber, que possibilita a construção de percursos clínicos nos quais outras possibilidades existenciais e discursivas sejam possíveis, tangenciando o laço social.
Resultados Na pesquisa em andamento pretendemos apresentar articulações significativas da psicanálise e saúde mental, na esfera pública, através de um trabalho teórico clínico que destaque a importância da sustentação de práticas clínicas pautadas no sujeito e na emergência, por parte destes sujeitos, de um saber sobre si, saber este que pode posicioná-los de modo central na direção do tratamento. Tal posicionamento também pode produzir reverberações, pois a partir de um saber circunstancial sobre um determinado caso, referências podem ser disponibilizadas em outros casos, auxiliando na construção de balizas importantes para a construção de projetos terapêuticos singulares.
Conclusões/Considerações A pesquisa em questão pretende apresentar as articulações da psicanálise na clínica realizada nos Capsi privilegiando a singularização do cuidado, postulada pela psicanálise e em consonância com as diretrizes impetradas pelo SUS.
Somando-se a isto entendemos que nomear e narrar os potentes efeitos da clínica que se constrói cotidianamente na saúde pública nunca foi tão necessário, em tempos de ataques duros a nossa política de saúde mental.
|