29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC29l - Cuidado em saúde mental - família, infância e adolescência |
24875 - RELATO DE EXPERIENCIA DE AÇÃO DE INTERNVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NO CAPSI DE ANANINDEUA-PA MAÍRA KHOURY EVANGELISTA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, ANGELO VICTOR MACIEL DE LIMA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, REBECCA RIBEIRO GOUVEA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, ALINE REJANNE MICHIKO DA CONCEIÇAO YAMADA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, LAYSE ALICE CARVALHO GONÇALVES - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, SAVIO SERGIO FERREIRA CUSTODIO - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, LIANGE DA SILVA SILVA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, LANA THAYNÁ MENEZES DOS SANTOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, ERICA FURTADO DE AZEVEDO COELHO - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA, BÁRBARA PINEHIRO PANTOJA DE OLIVEIRA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA
Período de Realização A experiência foi realizada no dia 24 de maio de 2017.
Objeto da Experiência Pais, funcionários e pacientes do CAPSi no município de Ananindeua - PA
Objetivos Trocar conhecimentos com os pais das crianças atendidas no CAPSi e com funcionários, abordando sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento. Esclarecendo eventuais dúvidas do público alvo acerca do tema.
Metodologia Relato de experiência de alunos do 6º período do curso de medicina da faculdade de medicina CESUPA. A intervenção foi dividida em dois momentos, primeiro foi realizada apresentação em Power Point, em seguida, uma roda de conversa, para esclarecer as dúvidas dos espectadores sobre o assunto exposto.
Resultados A intervenção realizada foi bem sucedida, pois foi possível ver o interesse dos presentes na roda de conversa, ao fazerem perguntas. Além disso, o principal papel dessa ação foi auxiliar, os pais e usuários do CAPSi para que fiquem atentos aos sinais do transtorno de ansiedade e possam preveni-los, esperando melhorar a qualidade de vida das crianças atendidas no CAPSi e fortalecer o eixo familiar.
Análise Crítica Apesar da intervenção ter sido realizada para um público mínimo presente, a participação observada nos estimula a acreditar que os mesmos servirão como multiplicadores das informações, utilizando-se das mesmas também em benefício próprio e de seus familiares. Dessa forma, prevenindo a população desse transtorno. Percebemos que a ação poderia ter sido realizada em um lugar maior para abranger um maior número de usuários.
Conclusões e/ou Recomendações Dessa forma é válido ressaltar que o principal interesse do trabalho é chamar atenção para um assunto que cresce cada vez mais nas famílias e que corriqueiramente acaba sendo negligenciado, seja por falta de informação, ou vergonha, ou insegurança. Assim, torna-se necessário a busca por ajuda por meio de grupo de apoio no CAPSi, potencializando o tratamento e o desenvolvimento psicossocial dos pacientes.
|