Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29l - Cuidado em saúde mental - família, infância e adolescência

22842 - SAÚDE MENTAL: CUIDADO E ATENÇÃO À FAMÍLIA
BRUNNA VERNA CASTRO GONDINHO - UNICAMP, CLÁUDIA ALINE DE BRITO OLIVEIRA - UNICAMP, PATRÍCIA CARVALHO MOREIRA - UESPI, ISMAEL MENDES DA SILVA - FFCLRP/USP


Apresentação/Introdução
Seguindo a lógica da Reforma Psiquiátrica, se faz necessário repensar novos locais de atuação prática que estejam de acordo com as propostas da reforma, consolidando uma rede de atenção e assistência focada em princípios e práticas psicossociais. Assim, surgiram novas propostas que entendem a família como protagonista no projeto de cuidado aos sujeitos com sofrimentos psíquicos.


Objetivos
O objetivo do presente estudo bibliográfico foi descrever, o cuidado e a atenção em saúde mental, voltadas às famílias de usuários dos serviços de saúde mental.


Metodologia
A partir da busca nas bases de dados BVS, LILACS, SciELO e PePSIC e, neles, foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Saúde Mental, Saúde da Família, Família, Psicologia, e Atenção; bem como cinco critérios de inclusão são eles: (a) publicados entre 2005 – 2015 em periódicos indexados, com conteúdo disponível na íntegra, (b) que escrevem sobre a inserção da família no cuidado à saúde mental, (c) que relatam a participação da família nas práticas de saúde mental, (d) que discutem as práticas voltadas à família pela rede de saúde mental, e (e) a sobrecarga da família em relação ao doente mental. Foram excluídas monografias, dissertações e teses.


Resultados
O levantamento bibliográfico resultou em 65 artigos, a escolha dos artigos foi feita a partir da leitura dos títulos e resumos de todos os artigos identificados na busca eletrônica e, por fim, foram usados para a construção do texto 12 artigos. No que diz respeito à análise dos objetivos, referencial teórico-metodológico e resultados dos artigos, abrange aspectos sobre a família/saúde mental, seu cuidado, atenção, práticas e vivências sobre o contexto da atenção à saúde mental voltada à essas famílias, diferentes enfoques teóricos e grande número de resultados semelhantes, que trás a tona necessidades de se fazer/pensar práticas que envolvam o profissional e a família no processo de cuidado.


Conclusões/Considerações
As políticas em saúde mental compreendem a importância da participação da família como merecedora de atenção e cuidado. Porém, o cuidado voltado às famílias dos usuários ainda se configura como um desafio, pela dificuldade em se adequar aos modelos de cuidado ao usuário, produção de atenção humanizada, e trabalho interdisciplinar, centralizando a atenção ao usuário.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360