29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC29l - Cuidado em saúde mental - família, infância e adolescência |
21744 - ATIVIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O NARGUILÉ E ENTENDIMENTO DE SUA LIGAÇÃO COM ADOLESCENTES MIRIAN SILVA E SOUZA DE ALMEIDA - ASSOCIAÇÃO SAUDE DA FAMILIA
Período de Realização Em 1º e 2 de junho de 2017 a UBS Pq Cocaia organizou conversa com os alunos da EMEF sobre o Narguilé
Objeto da Experiência A Escola participante está no bairro Jardim Cipramar, zona sul de São Paulo, tem 994 alunos no ensino de 5ª a 8ª série.
Objetivos O Narguilé é popular entre os jovens em idade escolar. A ação, de caráter principal preventivo, teve como objetivo informar e conscientizar os alunos mais jovens para que estivessem fortalecidos para negarem quando lhes fosse oferecido.
Metodologia A equipe de saúde entrou em doze salas de aula, foram utilizados 25 minutos da aula, em cada turma, com boa receptividade dos professores e com interesse pelos alunos. Para facilitar a visualização da informação durante a conversa foram montados dois cartazes; um com informações sobre os efeitos dos componentes do fumo no corpo, o outro com informações sobre o Narguilé. Após a conversa os agentes comunitários distribuíram um questionário para ser respondido.
Resultados Dos alunos de 12 a 13 anos 63%, não utilizaram o narguilé, 10% relataram já terem provado por curiosidade, 22% utilizou por cerca de 1 hora, e o uso por 2 horas a 3 horas ou mais compreendeu 5% dos jovens. Os alunos de 14 anos sobe a taxa de quem provou para 20% e caem para 39% os que nunca utilizaram o narguilé, apesar de todos responderem positivamente conhecê-lo. 30% utilizaram por cerca de 1 hora e 2 horas a 3 horas ou mais de usou compreendeu 11% dos jovens.
Análise Crítica Tabagismo é considerado uma doença pediátrica, a maioria dos usuários se vicia até os 19 anos. Percebeu-se que nas faixas etárias de 12 a 13 anos houve menos impacto quanto ao uso ou interesse pelo do Narguilé, contudo, diante da proposta de prevenção ao uso o resultado ficou dentro do esperado. Há necessidade de novas ações de fortalecimento do conhecimento e preparo desses jovens para dar à negativa quando o cachimbo lhes for oferecido
Conclusões e/ou Recomendações Concluí-se que os alunos do fundamental I em sua maioria (63%) não tiveram contato com o Narguilé e firmamos o objetivo de conscientiza-los a dizer não quando lhes for oferecido. Já com a faixa etária seguinte de 14 anos, a taxa de nunca fumou cai para 39% e aumenta de 10% para 20% a taxa de alunos que já experimentaram. Percebe-se assim que a ação preventiva nas idades que ainda não experimentaram se faz necessária, para que se possa reduzir a taxa dos que provam.
|