Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29k - Saúde mental e atenção básica - perfis, planejamento, gestão, avaliação e outros

27795 - CONTRIBUIÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO CUIDADO AO USO PROBLEMÁTICO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS, UM OLHAR DE TRABALHADORES
JULIANA TURNO DA SILVA - UNICAMP


Apresentação/Introdução
Na Rede de Atenção Psicossocial, a Atenção Primária à Saúde tem atuação fundamental no cuidado ao uso problemático de álcool e outras drogas, devido sua inserção no território, proporcionando cuidado longitudinal. A reflexão acerca das ações desenvolvidas, potencialidades e desafios é essencial na qualificação de práticas fundamentadas na integralidade, equidade e autonomia do usuário.


Objetivos
Caracterizar a contribuição da atenção primária do município de Campinas frente ao uso de substâncias psicoativas.
Identificar as potencialidades e desafios da atuação da atenção primária frente ao uso de substâncias psicoativas.


Metodologia
Estudo qualitativo, teve como sujeitos trabalhadores de nível superior que atuam na atenção primária à saúde, na cidade de Campinas - SP. O critério de inclusão foi a indicação por apoiadores de dois Distritos de Saúde, de profissionais que desenvolvem ações relacionadas ao uso problemático de álcool e outras drogas ou que participaram de formação com este tema. Os dados coletados foram obtidos durante a realização de um grupo focal, a partir de questões norteadoras, com participação de 5 membros, em cada Distrito de Saúde. O conteúdo abordado foi gravado em áudio e posteriormente transcrito. A análise dos dados foi realizada a partir de agrupamentos por categorias de sentido.


Resultados
A APS tem realizado ações relevantes, contudo esta contribuição não é satisfatória. As potências apontadas são relacionadas ao cuidado longitudinal, ao conhecimento do contexto social dos usuários, ao acesso, a presença de vínculo e a atribuição de prevenção, promoção e reabilitação da saúde. Os desafios se referem a formação/capacitação/sensibilização dos trabalhadores, rompimento de estigma relacionado ao uso de substâncias psicoativas, o fortalecimento de ações preventivas, trabalho em equipe democrático visando a integralidade, atuação em rede integrada com acessos garantidos; e a definição de diretrizes municipais claras, com investimento e pactuada entre os níveis de atenção.


Conclusões/Considerações
A contribuição da APS é ainda tímida, sua potência está relacionada ao acesso, ao vínculo com território e usuários; e as suas responsabilidades: longitudinalidade, cuidado preventivo, promoção e reabilitação da saúde. Há dúvidas e divergências quanto a atribuição da APS e CAPS ad. É imprescindível investimento em formação visando romper o estigma, pactuação de modelo de atenção, diretrizes, processos de trabalho e fluxos pela gestão municipal.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360