Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29k - Saúde mental e atenção básica - perfis, planejamento, gestão, avaliação e outros

24237 - ATENÇÃO AO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – PMAQ-AB
PÂMELA MORAES VOLZ - UFPEL, MARCIANE KESSLER - UFPEL, NATALIA SEVILHA STOFEL - UFPEL, ELAINE TOMASI - UFPEL, ELAINE THUMÉ - UFPEL, FERNANDO VINHOLES SIQUEIRA - UFPEL, KARLA PEREIRA MACHADO - UFPEL, LUIZ AUGUSTO FACCHINI - UFPEL


Apresentação/Introdução
A depressão é um relevante problema de saúde pública, sendo a principal causa de incapacidade física e mental no mundo e uma das principais contribuintes para a carga global de doenças. Diante da magnitude destes agravos, é possível observar a importância das políticas sanitárias de saúde voltadas para a atenção ao portador de transtornos mentais na Atenção Básica à Saúde (ABS).


Objetivos
Descrever, no âmbito da atenção ao portador de transtornos mentais, as ações desenvolvidas pelas equipes de ABS, vinculadas ao Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) no Estado do Rio Grande do Sul (RS).


Metodologia
Estudo transversal de base de serviços no âmbito do PMAQ-AB, onde se avaliou o processo de trabalho de 816 equipes de saúde do estado do RS, que aderiram ao Programa em 2012. As variáveis escolhidas para análise, fazem parte do Módulo II e se referem às ações desenvolvidas pelas equipes no âmbito da atenção ao portador de transtorno mental. Os dados foram analisados com o programa STATA versão 12.0. Foram realizadas análises descritivas, sendo as variáveis expressas com frequências absolutas e relativas.


Resultados
Dentre as equipes de saúde avaliadas, 67,7% relataram que o agendamento das consultas ocorria em qualquer dia da semana e em qualquer horário. No que tange a qualidade das ações desenvolvidas, observou-se que 55,7% das equipes ofereciam uma consulta com tempo maior, 56,6% possuíam o registro da história de vida do usuário, 41,4% ofereciam algum tipo de atendimento em grupo e 70,9% ofereciam atendimento com profissionais de saúde mental. No entanto, 63,8% das equipes não receberam capacitação para oferecer uma atenção integral aos usuários.


Conclusões/Considerações
Os resultados demonstram a necessidade de capacitação permanente das equipes de ABS de acordo com o que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Além disso, para evitar o desperdício de recursos públicos com a implementação de programas ineficazes, é de responsabilidade da saúde pública avaliar e promover o cumprimento de objetivos, metas e funções estabelecidas nas ações institucionais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360