Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29j - Saúde mental e atenção básica - NASF, matriciamento, cuidado e território

27464 - SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA- DESAFIOS DO MATRICIAMENTO
RENATO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA - UFSB, RAQUEL SIQUEIRA DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA - UFSB


Período de Realização
Segunda quinzena de 10/2017 à 02/2018, em Unidade Básica de Saúde do município de Porto Seguro-BA.


Objeto da Experiência
Experiência de acompanhamento do processo de Matriciamento em Saúde Mental através do Projeto PET – Saúde/GraduaSUS.



Objetivos
Incentivar e vivenciar o processo de interconexão das equipes de Atenção Básica em Saúde com as unidades de atendimento em saúde mental, para contribuir na dissolução dos muros históricos instituídos pela produção da insanidade.



Metodologia
Através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-PET Saúde, a equipe composta por coordenação, preceptorias e estudantes realizaram oficinas, reuniões com as equipes da Unidade Básica de Saúde-UBS e Centro de Atenção Psicossocial-CAPS. Inspirado em pesquisa-ação, criou-se espaços para discutir a importância, a regularidade e funcionamento interdisciplinar na abordagem ao usuário de serviços de saúde mental (sensibilização, problematização e escuta das vozes dos agentes de saúde).


Resultados
Observou-se na atenção básica à saúde duas questões relevantes: a necessidade de programas de educação permanentes para os profissionais de saúde. A urgência na melhoria das condições de trabalho/vínculo dos profissionais, reduzir a rotatividade dos profissionais de saúde, situação que compromete o estabelecimento de vínculos com a comunidade e a continuidade da atenção, por meio de ações que reduzam os dois problemas citados anteriormente.


Análise Crítica
A promoção, prevenção e cuidado da saúde mental necessitam de respostas em diversos níveis e setores de atuação e na interação entre estes. Para o alcance de efeitos mais potentes, os processos transversais de formação e educação podem desempenhar um papel importante na construção de coletivos e de sujeitos mais afeitos com a transformação social.


Conclusões e/ou Recomendações
A proposta ensino-serviço-comunidade pode fazer diferença na construção do matriciamento em saúde mental para identificar problemas e atuar na complexidade do binômio teoria-práxis. Ouvir as vozes dos usuários e dos profissionais de saúde para conhecimento, gera efeitos nos serviços, na educação em saúde, principalmente, para a qualidade no atendimento aos usuários dos serviços de saúde mental em todas as unidades da Rede de Atenção à Saúde-RAS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360