Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29j - Saúde mental e atenção básica - NASF, matriciamento, cuidado e território

26999 - SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: A REALIDADE DAS PRÁTICAS
LUIZA OLIVEIRA MACHADO - FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC, ANA LUIZA FERRER - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA


Apresentação/Introdução
A dissertação de mestrado denominada Saúde Mental na Atenção Básica: compreendendo uma história, buscou compreender os dilemas da atenção em Saúde Mental no contexto da Atenção Básica brasileira. O presente artigo corresponde à parte desta dissertação, relacionada especificamente à realidade das práticas desenvolvidas por profissionais da Atenção Básica.


Objetivos
Compreender a realidade das práticas em Saúde Mental no contexto da Atenção Básica brasileira.


Metodologia
Trata-se de uma pesquisa de revisão narrativa de literatura, em que foram analisados 37 artigos científicos baseados em experiências empíricas em Saúde Mental desenvolvidas na Atenção Básica brasileira; publicados entre 2011 e 2013; a partir dos descritores SM e AB, ESF, NASF e Apoio Matricial. Utilizou-se da hermenêutica crítica para análise dos dados, que foram agrupados em 5 categorias. Este artigo se refere à categoria “Práticas de Saúde Mental desenvolvidas por trabalhadores da AB”.


Resultados
Predominam as seguintes práticas: consulta médica ambulatorial (que muitas vezes se reduz à trocas de receita e pode ser chamadas de clínica degradada); encaminhamentos para outros níveis de atenção; e visitas domiciliares (com baixa frequência e pouco estruturadas). Ausência de ações de promoção e prevenção em SM. Ferramentas relacionais como acolhimento, conversa e escuta são pouco relatadas e, mesmo quando o são, aparecem como instrumento menos valorizado pelas equipes. Apesar de todos os artigos apontarem a presença de um modelo de atenção biomédico práticas, também foi identificada a coexistência de outras concepções mais próximas à visão Psicossocial.


Conclusões/Considerações
alarmante o fato de que as primeiras experiências em SM na AB tenham se iniciado na década de 70; que diversas discussões tenham se dado em nível municipal nas últimas décadas, que desde 2004 a proposta do MS tenha sido trabalhar com corresponsabilização, trabalho interdisciplinar e ações inter setoriais e que, ainda assim, a realidade das práticas se mostre tão pouco qualificada, não sistematizada e, em alguns casos, até mesmo degradada.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360