Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29j - Saúde mental e atenção básica - NASF, matriciamento, cuidado e território

25896 - SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DA FAMÍLIA
VANESSA ANDRADE MARTINS PINTO - UFRJ, PAULO AMARANTE - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Foi realizado um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, descritivo-analítico em uma Clínica da Família localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro.


Objetivos
Estudar os sentidos atribuídos pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) acerca do que apreendem como “caso” de saúde mental na população adulta do território de sua responsabilidade


Metodologia
Utilizou-se a técnica de Análise do Discurso como referencial teórico-metodológico, que é uma proposta de reflexão sobre a linguagem, o sujeito, a história e a ideologia.A coleta de dados incluiu dois instrumentos: diário de campo e entrevistas semi-estruturadas. Foram entrevistados vinte e dois (22) profissionais: nove (9) agentes comunitários de saúde (ACS), cinco (5) médicos residentes, três (3) enfermeiros, três (3) técnicos de enfermagem e dois (2) médicos preceptores.


Resultados
As denominações utilizadas pelos médicos preceptores para nomear “caso” de saúde mental se relacionaram, principalmente, ao campo da Medicina de Família e Comunidade. Os médicos residentes utilizaram-se de termos técnicos ou faziam alguma correlação com as categorias nosográficas do campo da psiquiatria. Os enfermeiros também usaram termos técnicos psiquiátricos. Os técnicos de enfermagem trouxeram uma visão do modo asilar, com ênfase na medicação psicotrópica, dependência e tutela da família. Já os agentes comunitários de saúde foram a categoria que menos utilizou termos diagnósticos e trouxe um entendimento mais amplo das várias situações da vida.


Conclusões/Considerações
Mudanças indicativas de transformação da prática clínica foram observadas na Clínica da Família estudada: reunião semanal de equipe com discussão conjunta dos casos; a relação dos profissionais centrada na pessoa e seu núcleo familiar, não na doença; o deslocamento da consulta individual para práticas mais coletivas e desmedicalizantes em grupos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360