Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29j - Saúde mental e atenção básica - NASF, matriciamento, cuidado e território

23988 - APOIO MATRICIAL EM SAÚDE MENTAL: CONSTRUÇÃO DE UM DISPOSITIVO DE CUIDADO NO TERRITÓRIO E ÉTICA NO TRABALHO EM SAÚDE
PATRÍCIA BURGOS DE OLIVEIRA LEITE - CAPS ITAPEVA / SES-SP, LUCAS HANGAI SIGNORINI - CAPS ITAPEVA / SES-SP


Apresentação/Introdução
Discute-se o apoio matricial em saúde mental na experiência de um CAPS junto a uma UBS. Além da demanda de Saúde Mental na Atenção Básica e da variação de complexidade dos casos, considera-se a responsabilização pelo cuidado no território. Problematiza-se a demanda e seus desdobramentos no território, a partir das ações dos serviços. Como o apoio matricial possibilita o cuidado?


Objetivos
Investigar, a partir de um grupo coordenado por CAPS e UBS, o apoio matricial não apenas como dispositivo que coloca em relação os serviços, mas como possibilidade de posicionamento ético em relação às práticas de cuidado em saúde mental


Metodologia
Revisão bibliográfica sistemática. Construção de diário de campo a partir da experiência da pesquisadora como profissional em um CAPS, no qual foi descrita sua observação nos dispositivos de cuidado, assim como os fluxos entre serviços. Análise de diário de campo através da análise do discurso.


Resultados
A partir da delimitação e análise de 5 situações de cuidado:
Há diferenças entre a proposta de apoio matricial dos textos e aquilo que se deu na prática. As ações não tiveram objetivos pedagógicos. A transmissão de modos de entender o trabalho se deu na prática conjunta e na discussão de casos. O “lugar do especialista” foi diferente do esperado. A dimensão de responsabilidade pelo território, presente na redação das orientações sobre apoio matricial, teve lugar de destaque. Foi no deslocamento da queixa em relação aos limites de recursos na atenção primária para o questionamento do papel dos equipamentos na rede de atenção à saúde que a noção de responsabilidade tomou peso.


Conclusões/Considerações
Parece problemático o processo no qual um sofrimento se agrava, quem sofre busca um serviço de saúde da rede e encontra resposta exclusiva no saber médico. Via de regra, o sofrimento daquela pessoa segue sem lugar de escuta, tendendo a não cessar. Como os serviços se responsabilizam aí? Isso se repete, com efeitos para usuários e profissionais, sendo necessário pensar relações que possibilitem outros desdobramentos para esta situação.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360