28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC29h - Cuidado em saúde mental - abordagem multiprofissional e formação |
28711 - REUNIÕES DE EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO CAPSI DE BETIM/MG DIRLEY LELLIS DOS SANTOS FARIA - INSTITUTO DE PESQUISA RENÉ RACHOU, RANIELLE LEAL - PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM, ROSANGELA RODRIGUES MORIA - INSTITUTO DE PESQUISA RENÉ RACHOU/PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM
Período de Realização As reuniões ocorrem desde a criação do CAPSi em 1994, sendo o mesmo, o primeiro do Brasil.
Objeto da Experiência Trabalhadores do CAPSi (equipe multiprofissional).
Objetivos Promover o diálogo entre os trabalhadores sobre questões clínicas e administrativas, compartilhando saberes e responsabilidades; e estabelecer relações horizontais entre os membros da equipe.
Metodologia As reuniões acontecem semanalmente, com duração de 4 horas, com todos os profissionais da equipe. São coordenadas, atualmente, pela gerente do CAPSi, tendo como pauta questões administrativas, mas principalmente, clínicas. A discussão dos casos que estão em crise e em permanência dia tem prioridade. Todos são convidados a colocar seus pontos de vista sobre determinada situação ou condutas com os pacientes, estabelecendo possíveis acordos e resolução de conflitos.
Resultados Nestes 23 anos, as reuniões foram espaços importantes para a construção e consolidação do modelo de atenção à criança e ao adolescente em Betim/MG, numa lógica antimanicomial. Possibilitou um espaço democrático e participativo, contribuindo para a construção de uma nova forma de cuidado, dentro da perspectiva da Atenção Psicossocial. Estabeleceu um espaço de socialização de experiências e de troca de saberes, favorecendo a formação dos trabalhadores, num processo de educação permanente.
Análise Crítica A formação acadêmica tem se dado de forma compartimentada, produzindo especialistas. A proposta do SUS e da Atenção Psicossocial implica uma abordagem mais integral do ser humano e saberes múltiplos. Desta forma, há necessidade dos serviços organizarem espaços protegidos onde a equipe possa compartilhar dúvidas, angústias, projetos e conhecimentos, construindo um saber coletivo. É essencial a sustentação das reuniões de equipe, para que o trabalho não se fragmente e não fragilize a atenção.
Conclusões e/ou Recomendações As reuniões de equipe vêm auxiliando na sustentação do modelo de cuidado às crianças e adolescentes dentro do paradigma psicossocial, favorecendo a formação dos trabalhadores, bem como a construção de projetos terapêuticos na lógica da inclusão social e do tratamento em liberdade. Recomenda-se a garantia desses espaços, que historicamente, têm possibilitado a construção de novas possibilidades para o atendimento dessa clientela.
|